Sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional

• Defina sistema operacional, e cite pelo menos 03 (três) serviços básicos executados por um sistema operacional.

Sistema Operacional é um programa que controla o computador, gerenciando as funções do processador. O Sistema Operacional fica responsável pela interação entre Hardware e Software. O modo de acesso aos recursos do computador é fornecido ao usuário através doS.O., que funciona como um gerenciador de recursos, como por exemplo, o processador, memória, arquivos entre outros.
Serviços mais comuns gerenciados pelo S.O.:
Execução de programas; Operações de entrada/saída; Manipulação de sistema de arquivos; Detecção de erros; Alocação de recursos; Proteção.

• Como seria utilizar um computador sem um sistema operacional?
Seria demorado e com enormesprobabilidades de falha, pelo motivo de que para interagir com o computador seria necessario para o usuario o conhecimento aprofundado a respeito do hardware.

• Sabe-se que atualmente, a arquitetura da maioria dos sistemas operacionais são projetados para operar em redes. Cite algumas vantagens e desvantagens dessa operação em rede e compare com a operação stand-alone (clássica).
Vantagens douso das redes
Compartilhamento de arquivos de trabalho
Compartilhamento de programas
Compartilhamento de impressoras
Desvantagens do uso das redes
Problemas generalizados
Invasão de hackers internos e externos

• Conceitue o kernel e apresente explicações sobre as formas como ele pode ser organizado.

Kernel é definido basicamente como um elo de comunicação entre componentes do software edo hardware, ele é tido também como um organizador, pois permite que os programas ingressem ás portas desejadas ao mesmo tempo, sem haver intervenção e nos processos do aparelho (computador).
Na arquitetura do Kernel, podemos dizer que a sua organização é monolítico, em camadas ou microkernel. A mais comum e utilizada é o monolítico, pois um procedimento pode chamar o outro quando preciso for,sendo que, a interface tem que ser delimitada e deliberada em relação aos seus parâmetros.
Já os sistemas de camadas são baseados na hierarquia de níveis. Os microkernel têm como objetivo manter-se o menor possível, em nível de operador e usuário, sendo que para o usuário usufruir dos benefícios, é preciso mandar uma mensagem apropriada ao servidor.
O Kernel hibrida, funciona através deservidores externos. O Nanokernel faz com que a sua memória seja menor do que a micro-kernel, sendo assim fica mais próxima ao hardware. Exokernel,tem o objetivo de implementar no seu sistema operacional a biblioteca para ter acesso direto aos recursos,tendo mais autonomia em seus processos. O Kernel Linux possui drivers, que funcionam com normalidade os métodos ao hardware, rodam em outros sistemasoperacionais no Linux.

• Explique o que é uma chamada de sistema e demonstre 03 (três) exemplos.

É um método utilizado pelo programa para solicitar um serviço ao sistema operacional, também conhecido com system call.
No POXIS existem vários exemplos, podemos citar três entre os mais comuns, Close, Read e Fork.
 O Close tem como objetivo fechar um descritor de arquivo.
 O Read tem em suafunção ler um arquivo
 O Fork tem como meta criar um processo filho.




• Por que dizemos que existe uma subutilização de recursos em sistemas monoprogramáveis?

Pelo fato de que os sistemas monoprogramaveis possuírem o desempenho de um programa por vez; e não utilizar todas as suas funções,ocorre uma espécie de reposição substituindo recursos.

• Qual a grande diferença entre sistemasmonoprogramáveis e sistemas multiprogramáveis?

Os sistemas monoprogramáveis se distinguem pelo fato de aceitar que o processador, a memória e os periféricos fiquem exclusivamente votados à execução de um programa apenas. Nos sistemas multiprogramáveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre os vários usuários e aplicações. Enquanto nos sistemas monoprogramáveis apenas...
tracking img