Trabalho sais quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITAGORAS BETIM

João
Joaquim
Leandro
Leonardo Viana Silva
Lucas
Renato

SAIS

BETIM
2011

SAIS

Trabalho Apresentado ao Programa
De Graduação Curso de Engenharia
De Automação, Elétrica e Mecânica Faculdade Pitágoras MG

Professor: Zaqueu

BETIM
2011

INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa atender a disciplina de química, O mesmo foi elaborado após consultas epesquisas de diferentes autores, porém tendo em vista o roteiro estabelecido, Contém assim, o essencial para o conhecimento sobre os sais.

DEFINIÇÃO

Os sais são por definição compostos químicos formados por ação de um acido sobre um metal, sobre um oxido metálico, ou ainda por neutralização de um acido com uma base, na qual o hidrogênio do acido foi substituído por um metal ou por íonspositivos.
Muitos compostos inorgânicos que fazem parte da nossa vida pertencem à família dos sais.
As principais propriedades dos sais são o sabor salgado, a solubilidade em água, a constituição iônica , a condução da corrente elétrica quando fundidos ou quando em solução aquosa e a possibilidade de se obterem por uma reação acido-base.
A importância histórica do sal comum como conservante dealimentos e como moeda permaneceu em várias expressões de linguagem. A palavra salário, derivada do latim, representava originalmente a porção de sal que os soldados da antiguidade romana recebiam como pagamento por seus serviços.
Na linguagem vulgar, o termo sal designa estritamente o cloreto de sódio (NaCl), utilizado na alimentação. Em química, porém, tem um sentido muito mais amplo e se aplica auma série de compostos com características bem definidas, que têm em comum o fato de se formarem pela reação de um ácido com uma base, através de uma reação denominada neutralização.

REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente comcaráter neutro).
Utilizando-se da teoria ácido-base de Arrhenius (com íons positivos de hidrogênio e íons negativos de hidroxila liberados em meio aquoso), numa reação de neutralização (total ou parcial) há sempre formação de moléculas de água líquida – caso ocorra nas CNTP.
O esquema de uma reação de neutralização total pode ser representado pela reação genérica a seguir:
HX(aq) +YOH(aq) -> XY(aq) + H2O(l)
Seguem alguns exemplos de reação de neutralização total (não levando em consideração problemas de solubilidade dos reagentes e/ou produtos envolvidos):
H2SO4 + 2NaOH -> Na2SO4 + 2H2O
2HCl + Ca(OH)2 -> CaCl2 + 2H2O
HNO3 + LiOH -> LiNO3 + H2O
H2P2O7  + Mg(OH)2 -> MgP2O7 + 2H2O
3HCl + Fe(OH)3 -> FeCl3 + 3H2O
Como pode ser observado, os sais produzidos possuemcaráter praticamente neutro, pois são derivados de ácidos e bases de mesma força. Entretanto, nem todas as reações ácido-base são de neutralização total. Ou seja, o sal resultante da reação possui caráter ácido ou básico pela presença de um ou mais íons H+ ou OH- não consumidos para formação de uma ou mais moléculas de água.
Seguem alguns exemplos de reações parciais de neutralização:
H2SO4 + NaOH-> NaHSO4 + H2O
H2CO3 + NaOH -> NaHCO3 + H2O
HCl + Mg(OH)2 -> Mg(OH)Cl + H2O
Fe(OH)3 + H2SO4 -> Fe(OH)SO4 + H2O
Portanto, as reações parciais de neutralização se tornam ocorrentes quando as quantidades estequiométricas entre ácidos e bases não são proporcionais à reação de neutralização total. Isso se deve à quantidade de íons hidroxila ou hidrogênio dissociáveis de cada espéciequímica.
Assim, para um ácido diprótico devem ser fornecidos o dobro da quantidade de matéria de monobase. Bem como, para uma dibase devem ser fornecidos o dobro da quantidade de matéria de um ácido monoprótico para que haja neutralização total.
Conceito de sal segundo ARRHENIUS
Sal é todo composto iônico que possui pelo menos um cátion diferente do H+ e um anion diferente do OH-.
Svante...
tracking img