Behaviorismo e gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Sobre Behaviorismo:
1 – Qual é o objeto de estudo do Behaviorismo?
 O behaviorismo surgiu como uma proposta para a Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. É a parte da psicologia que vai dizer que o meio determina o sujeito. A sua meta é a previsão e controle do comportamento.
2 –Quem é o mais importante teórico do Behaviorismo?
John B. Watson
3 – O que é comportamento reflexo ou respondente? Exemplifique.
Comportamentos produzidos por estímulos ambientais. Ex.: luminosidade = contração da pupila, dilatação.
4 – Explique como o comportamento respondente pode ser condicionado? Exemplifique.
 Sempre que a boca enche de água ao degustar um petisco; sempre que uma lufadade ar frio arrepiar a pele, sempre que derramarmos lágrimas ao descascar cebolas; dentre muitas outras maneiras. Ele pode ser condicionado, a partir de estímulos que façam, por exemplo, cães responderem reflexamente a tais estímulos, como encher sua boca de água quando deparado a uma situação em que isso deveria ocorrer.  O cão treinado do laboratório de Pavlov não fazia outra coisa senão reagir(nesse caso, salivar) quando o pesquisador apresentava-lhe o estímulo (a comida). O cão não era capaz de atuar ou si só para assegurar o estímulo.
5 – O que é comportamento operante? Exemplifique.
São os comportamentos conscientes. Visam um objetivo e operam sobre o ambiente. Ex.: uma resposta voluntária a um estímulo consequente.  o comportamento operante do rato na caixa de Skinner éinstrumental em assegurar o estímulo (a comida). Quando o rato pressiona a barra, recebe comida, e somente a recebe se pressionar a barra, portanto, ele opera sobre o ambiente.
6 – O que é reforço? Diferencie reforço positivo e reforço negativo.
O reforçamento é positivo quando um reforçador positivo é apresentado e fortalece um determinado comportamento. A criança ama o seu pai, todos os dias ao finalda tarde fica no portão de casa esperando o pai chegar do trabalho, pois provavelmente receberá um mimo dele: um beijo ou um doce. Beijo e doce são reforçadores positivos que fortalecem e aumentam a freqüência do comportamento da criança de ficar esperando o pai no portão.
O reforçamento é negativo quando um reforçador negativo é removido fazendo cessar um comportamento. A criança detesta suababá, de manhã quando a mãe sai para trabalhar a criança chora, pois não gosta da babá, ela é uma pessoa que pune a criança com castigos. Ficar com a babá é aversivo para criança. Diariamente a criança entra no carro da mãe segura o banco e não quer sair do carro.
7 – O que é punição? Diferencie punição positiva e punição negativa.
Positiva: Apresentação de uma consequência desagradável após arealização de um comportamento não desejado;
Negativa: Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado;
8 – Descreva uma situação onde haja: Reforçamento positivo, reforçamento negativo, punição positiva e punição negativa.
No reforço positivo quando o comportamento desejado é alcançado um elemento de recompensa é adicionado. Para exemplificar o reforço positivoconsideremos um experimento onde um rato é privado de comida. Quando este puxa determinada alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado o alimento (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir fome irá puxar a alavanca para receber o alimento. Desta forma o indivíduo exposto ao reforço positivo aprende o comportamento adequado.
Já no reforço negativo um elemento punitivo éadicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado é alcançado este, é retirado. Para exemplificar temos novamente um experimento com um rato onde é colocada uma corrente elétrica ligada a sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento punitivo). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente elétrica é desligada. Neste exemplo o choque elétrico é...
tracking img