Trabalho red bull marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



Introdução à Publicidade e Propaganda



















Rio de Janeiro, 20 de Novembro de 2009.

Grupo: Andrea Balloussier
Caio Oliveira
Juliana Ricci
Paula Louro
Vittor Ferraciolli

Turma: CS1A


















































1. Descrição da empresa, segmento em que ela atua,posição ocupada no mercado do produto, participação de mercado com outros produtos e histórico de campanhas do produto.



O austríaco e empresário Dietrich Mateschitz, em uma de suas viagens, descobriu um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, a cafeína e a taurina. A bebida “krating daeng” era muito popular na Tailândia nos anos 80 e Dietrich viu uma boa oportunidadepara um novo negócio levando consigo uma amostra desse composto. Ele enfrentou dificuldades para poder comercializar uma bebida que continha uma dose de cafeína 3 vezes maior do que um refrigerante comum. Depois de 3 anos de espera, o empresário conseguiu lançar, em 1987, a bebida chamada RED BULL no mercado austríaco. Somente em 1999 o produto chegou ao mercado brasileiro.
Partindo doprincípio de que a marca era uma produção jamais vista, era necessário inovar, a começar pelo nome dado ao tipo da bebida “Energy Drink”. Logo depois, foi preciso se preocupar com o design da latinha que, logicamente, deveria ser diferente: pequena, mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas nas prateleiras dos supermercados. O sucesso alcançouproporções tão grandes que além de chamar a atenção e despertar a curiosidade das pessoas, também gerou muitas dúvidas. Algum tempo depois a marca expandiu seu portifólio com o lançamento do RED BULL sugar-free e RED BULL COLA, um refrigerante de cola com ingredientes naturais.
A força da marca é consequência de um marketing inovador e surpreendente, direcionado para consumidores jovens, abaixo dos25 anos. O logotipo dos dois búfalos vermelhos aparece, eventualmente, em campanhas de massa. A RED BULL não gosta de dividir patrocínios. Por isso, na Fórmula 1, possui equipes próprias: a Red Bull Racing (conhecida como RBR) e a Scuderia Toro Rosso (conhecida como STR). E na Nascar, modalidade de automobilismo mais popular dos Estados Unidos, possui outra, a Red Bull Team. No futebol, montoutrês times, um na Áustria (Fussball Club Red Bull Salzburg), um nos Estados Unidos (Red Bull New York) e mais recentemente outro no Brasil (Red Bull Brasil, confederdo na Federação Paulista de Futebol). E no hóquei no gelo possui o Red Bull Salzburg (Áustria). Além disso, a RED BULL também patrocina esportistas radicais e produz o enorme evento “RED BULL AIR RACE”. A competição apresenta uma nova edinâmica categoria de pilotagem conhecida por “Air Racing”, onde o objetivo é seguir uma rota cheia de desafios no céu fazendo o menor tempo possível.
A empresa divide mercado com outras bebidas “Energy Drink”, porém a RED BULL está no topo do seu segmento.












2. Posicionamento do produto.

A marca RED BULL se estabeleceu no mercado de bebidas energéticas a partirde uma proposta um tanto quanto “libertadora’’ para com seu público-alvo. A partir dos slogans criados, ‘’Red Bull te da asas’’ e “Red Bull revitaliza o corpo e a mente”, a empresa estabeleceu um marketing agressivo, ousado e inovador. Sua proposta vai além de uma simples marca de bebidas energéticas, a RED BULL promove e patrocina diversos eventos esportivos, sempre com o intuito de passar umaimagem positiva, saudável e revigorante aos seus consumidores. O logotipo composto por dois búfalos vermelhos aparece em apenas alguns eventos de grande porte.
A empresa mundialmente conhecida (distribuída em 140 países), não teme a perda de sua hegemonia no ramo, logo, não possui patente da bebida e não gosta de dividir patrocínio, por isso está sempre disposta a financiar suas próprias...
tracking img