Trabalho quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
RADIOATIVIDADE

Em física, radiação é a propagação da energia. As radiações podem ser identificadas:
* Pelo elemento condutor de energia:
* Radiação eletromagnética - fótons.
* Radiação corpuscular - partículas (prótons, nêutrons, etc.)
* Radiação gravitacional - grávitons.
* Pela fonte de radiação.
* Radiação solar - causada pelo Sol.
*Radiação de Cerenkov - causada por partículas com a velocidade superior a da luz no meio.
* Radioatividade - núcleos instáveis.
* Pelos seus efeitos:
* Radiação ionizante - capaz de ionizar moléculas.
* Radiação não ionizante - incapaz de ionizar moléculas.
* Tipos de radiação:
* Radiação alfa
* Radiação beta
* Radiação gama
A radioatividade édefinida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, taiscomo: próton, nêutron, elétron.
No ano de 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.
Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional à quantidade do urânio empregado naamostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.
A radioatividade geralmente provém de isótopos como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. Tais isótopos liberam energia através de ondas eletromagnéticas (raio gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade: é o que chamamos deradiação. O contato da radiação com seres vivos não é o que podemos chamar de uma boa relação.
Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocandoalterações em sua estrutura. O resultado? Graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.
A radioatividade pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas. Na medicina, ela é empregada no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energianuclear; e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.
A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corposopacos à luz ordinária, etc.
As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partícula beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os dourânio, rádio e tório serem “instáveis”, perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, porexemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis.
Foi observada pela primeira vez pelo francês Henri Becquerel em 1896 enquanto trabalhava em materiais fosforescentes.
A radioatividade pode ser:
* Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se...
tracking img