Literatura inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O conhecimento é uma construção social. Portanto, a indagação, a necessidade de responder nossas inquietações e a busca pelo saber estão condicionadas à pesquisa consciente e compromissada que envolve todas as pessoas.
Faz-se presente aqui neste trabalho acadêmico a instigação de produzir conhecimento e a importância de ampliar a prática da pesquisa que tem como consequência, ademonstração de todos os objetivos procurados, que é a socialização do trabalho direcionado para o público em geral.
A importância da literatura na vida e no aprendizado do ser humano é de grande valor, visto que ela possibilita, dentre diversas outras importâncias, o poder da arte, a arte de escrever, ler, interpretar o mundo, conhecer uma (nova) diversidade cultural, provocar emoções. Assim, aliteratura é uma forma de humanização do homem. Por estes motivos é que se ensina literatura no Ensino Fundamental e Médio. Ou pelo menos estes deveriam ser os propósitos de todos os educadores.
É fácil de perceber nas escolas de segundo grau ao longo do país que o ensino de literatura portuguesa é, esparsa e obrigatoriamente desenvolvido. Mas a função deste trabalho, além da de realçar asimportâncias do contato literário, principalmente no meio escolar, e a priori do contato de estudantes do segundo grau, é o de expor, e questionar o porquê de não se difundir e/ou não se valorizar e incentivar o ensino de literaturas de língua inglesa nessas escolas, públicas ou privadas.
Destaca-se a importância de se falar em literaturas de forma pluralizada, pois consideramos os vastos campos queelas exercem , assim como as diferenças culturais, sociais e históricas que faz com que isso ocorre nas mais diversas nações. Pois, nota-se que assim como as diferenças lingüísticas acometidas em uma mesma língua, como a exemplo das divergências ocorridas na língua inglesa na Europa, na América ou na África, as literaturas dessas línguas se difundem em vertentes.
Na defesa do ensino da mesma,compara-se aqui a leitura e divulgação cultural dos clássicos de língua inglesa e as novas ficções, amplamente conhecidas pelos jovens e não aceitas como literatura por maioria dos críticos literários da atualidade ? dentro e fora da escola, seja por filmes, leitura ou disseminação cultural de grupos sociais.
Portanto, fazem-se necessárias amplas discussões acerca destas questões tão presentes nocotidiano docente, que podem gerar dúvidas e (pré) conceitos diversos, o que acarretando o que poderia se chamar de atraso no ensino, ou deficiência na busca por novas melhorias nas práticas educacionais, sob foco do ensino de língua e literaturas de línguas inglesas.

2. DESENVOLVIMENTO
2.1. DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO DE LITERATURA INGLESA EM SALAS DE AULA
A aula é de inglês, mas só se falaem português. As turmas são grandes demais, o professor é mal preparado e todos ficam desmotivados. A situação, que não promove nenhum aprendizado, foi constatada em um estudo de caso feito por uma professora da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) no interior do Estado, mas a mesma combinação se repete em aulas de inglês de diversos colégios, em especial da rede pública.
A pesquisa,dissertação de mestrado de Ana Lúcia Ducatti, não traz conclusões gerais sobre como está o ensino da língua inglesa nas escolas, mas traça um retrato preocupante dos problemas enfrentados em sala. Ela analisou 20 aulas de uma professora da rede municipal de São José do Rio Preto com mais de dez anos de experiência. Formada em Letras, Maria (nome fictício) não pode ser identificada por razões éticas.
Oestudo mostrou que o ensino é focado na gramática e não no uso do idioma. A oralidade em inglês é ausente. "Não se pode constatar o uso comunicativo e espontâneo da língua-alvo. Maria ministra a aula quase toda na língua materna, introduzindo o inglês apenas ao ler em voz alta", diz a dissertação.
A prática em sala de aula se dá tanto pela proficiência oral limitada da professora estudada -...
tracking img