Teciteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECITECA
Agatha Marques
Tecnologia em Design de Moda – 1º Período
Professora: Márcia Flavio
Materiais Têxteis
RA:3776745793
Maio/2012

TECIDO PLANO

TRICOLINE

É um tecido de construção em tela, produzido com a leveza e a resistência de finos fios de algodão. Pode ser liso, estampado ou obter padrões com fio tinto, como xadrezes e listrados. Seu peso é um pouco maior que oda cambraia. É a base da camisaria do mundo todo, atendendo a um mercado cada vez mais exigente e sofisticado no que diz respeito a tecidos leves. Pode ainda obter elasticidade quando combinado com o elastano. Tem como características a leveza, resistência.

CARACTERISTICAS DO TECIDO TRICOLINE:
Leve
Resistente
Amassa comfacilidade

UTILIZAÇÕES DO TECIDO TRICOLINE
Camisas e vestidos

OXFORD
Consiste em dois fios finos, tecidos de forma suave com um fio mais grosso na direção do enchimento. A construção do tecido feita de forma errada provoca a ruptura dos fios finos e deixa minúsculos furos. É fino, macio e leve. O Oxford é normalmente encontrado em camisas de algodão, mas também está disponível em umaampla variedade de fibras e de pesos. É utilizado principalmente no vestuário.

CARACTERISTICAS DO TECIDO OXFORD
Leve
Maleável

UTILIZAÇÕES DO TECIDO OXFORD
O uso principal do Oxford é em camisas de algodão, porém, ele também é usado em outros tipos de vestuário.

BRIM
Tecido de algodão originalmente produzido pela cidade de Nímes. Sualigação é feita através da sarja, cujo ligamento produz frequentemente, um tecido mais resistente que o ligamento tela, sendo mais difícil sujar e obtendo uma lavagem mais difícil. Semelhante ao jeans esse tecido é normalmente utilizado para na confecção de peças de vestuário (calças, bermudas, jaquetas uniforme) e na decoração de interiores (forração, cortinas).

ALPACA
Este provém do animalalpaca, um parente da lhama. Possui qualidades como conforto térmico, maleabilidade e textura macia. É um tecido luxuoso com um bom isolamento térmico e densidade relativamente baixa. Cobertores de Alpaca dão uma sensação aconchegante durante as noites muito frias. O vestuário confeccionado com tecido lã de alpaca é fino e possui boa resistência e durabilidade.

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO DE ALPACA- É fino, sedoso, macio e leve. 
- Tem um bom brilho. 
- É forte e duradouro. 
- É resistente à chuva e neve.
- Possui um bom índice de absorção. 
- É um bom isolante (mantém quente no inverno e fresco no verão).
- É uma lã não muito grossa. 
- Mistura-se facilmente com outras fibras naturais e sintéticas. 
- Não contém lanolina.

UTILIZAÇÕES DO TECIDO DE ALPACA
- O tecido de lã dealpaca é usado tanto no vestuário masculino como no feminino em casacos, forros, camisolas e vestuário esportivo. Também é utilizado em tapeçaria, colchas, almofadas e estofados.
 - Devido à maciez e ao toque extremamente agradável, a lã de alpaca é largamente utilizada em cobertores de bebê deixando-os leve e muito quente.

CETIM
O cetim é um tecido leve e suave, um clássico feito de seda, queforma drapeados muito bons. É lustroso e vem em diferentes gramaturas e graus de brilho. Tem ótimo efeito de caimento. É durável, fácil de cortar e costurar. Normalmente usado em vestidos e blusas.

CARACTERÍSTICAS DO CETIM
- Fino e leve.
- Suave
- Forma drapeado
- Tem brilho
- É escorregadio
- Tem caimento
- Encolhe

UTILIZAÇÕES DO CETIM
- Vestidos de noiva
- Saris
- Vestidos paranoite
- Saias
- Echarpes

VELUDO
No princípio, era totalmente feito de seda, agora, o veludo pode ser feito também de rayon, algodão, acetato, nylon, restos de lã e misturas de fibras. Esse tecido possui uma boa vestibilidade e uma grande variedade de peso. É resistente à água e a compressão.
 Para obter o máximo de profundidade na cor, o veludo é cortado com face direita para cima. As...
tracking img