Trabalho pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Prof. Marcos Rogério

[I] TÉCNICAS DE FICHAMENTO1. Dicas sobre a Técnica de Fichamento
Quanto mais se estuda, mais se percebe que o ato de estudar éextremamente lento, exige interesse, esforço. disciplina. Não adiante ler ou levantar dados superficialmente, porque o objetivo básico da aprendizagem, que é a assimilação da matéria, não se efetua. Destemodo, lembramos que o fichamento é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para isso, é preciso usarfichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Destacamos dois tipos de fichas:
1. Bibliográfica
(assunto e autor).
2. Conteúdo
(resumo e cópia-citação).Todavia, no próprioexercício da leitura percebemos a necessidade de fazer comentários sobre a argumentação do autor, assim como também surgem na nossa mente várias ideias e relações novas. Alguns autores de técnica deensino acrescentam mais dois tipos de fichas de conteúdo:
[A]-comentário
[B] - ideação
. Mas não vemos necessidade de ampliar o número de fichas, mas simplesmente assinalar a necessidade deelaborar esses tipos de anotações que devem aparecer na feitura do trabalho. Assim, num único tipo de ficha (fichamento), podem-se incluir as divers as modalidades de apurações de investigação. Emprimeiro lugar, deve-se apresentar objetivamente as idéias do autor (resumo e citação),em seguida deve-se discutir de modo pessoal as idéias fichadas (comentário e ideação).Em outras palavras, umfichamento completo deve apresentar os seguintes dados:
1) Indicação bibliográfica
— mostrando a fonte da leitura.
2) Resumo
— sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (naintrodução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).
3) Citações
— apresentando as transcrições significativas da obra.
4) Comentários
— expressando a compreensão crítica do...
tracking img