Trabalho parecer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Parecer 4/98 e Parecer 15/98

* Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

* Ao definir suas propostaspedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais.

A parte mais importante que encontramos são os princípios éticos da autonomia,da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Os dois pareceres são de grandes importâncias, pois é focada a importância tanto de um quanto do outro que são vistos nos dois osfundamentos éticos, estéticos e políticos, só que poderiam ser levados mais a sério, pois alguns educadores, onde deixam de lado algumas coisas importantíssimas, onde acabam sendo educadores semprincípios e sem ética que não sabem valorizar a igualdade.
O reconhecimento das diferenças, a diversidade dos alunos, da cidadania, dos profissionais em geral, é de suma importância. Neste contexto poder-seconsiderar, no professor como pessoa, o profissional capaz de gerar a força de uma socialização, abrindo ao mesmo tempo perspectivas de aceitação do outro ainda que diferente.
A vivência escolar é ummomento privilegiado na construção da cidadania.
O conhecimento oferecido pela escola deve ser o da realidade, por isso ela precisa capacitar o aluno para que saiba, diante da complexidade do mundoreal, posicionar-se, orientar suas ações e fazer opções conscientes no seu dia-a-dia. O ensino deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a constituir uma consciência global sobre diversasquestões.
Ao mesmo tempo em que se busca uma educação de qualidade se visa uma transformação da ordem social, pois um povo mais educado se torna mais responsável e mais consciente de seus direitos edefende com mais convicção a cidadania, enquanto um espaço de participação política e democrática. A prática docente pode influenciar neste processo por serem os professores os formadores de opinião,...
tracking img