Trabalho olho humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OLHO HUMANO

BAURU - 2010
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 OLHO HUMANO 4
2 PRINCIPAIS COMPONENTES DOS OLHOS 4
2.1 Conjuntiva 4
2.2 Córnea 4
2.3 Coróide 4
2.4 Cristalino 4
2.5 Fóvea 5
2.6 Íris 5
2.7 Mácula 5
2.8 Pupila 5
2.9 Retina 5
3 CONES E BASTONETES 5
3.1 Definição 5
3.2 Cones 5
3.3 Bastonetes 6
3.4 Fotópica, escotópica e mesotópica 6
4 COR 6
5 DEFEITOS DA VISÃO 6
CONCLUSÃO 8REFERÊNCIA 9

INTRODUÇÃO

O olho é uma parte do nosso corpo extremamente complexa. Com ele podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto. Ele possui vários componentes, o que o torna bem complexo.
E o objetivo deste trabalho, é entender melhor sobre o funcionamento do olho, do que ele é constituído, como ele consegue transmitira visão e a captação das cores. Saberemos também os tipos de doenças, se existem tratamento.

1 OLHO HUMANO
O olho é um órgão que com certeza é um dos mais importantes componentes que existe no ser vivo, pois, graças ele que podemos ter milhares de informações externas que podem nos proporcionar várias emoções, como felicidades, tristezas, medo e entre outros sentimentos.
Ele é formado porvários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular, que é uma esfera com cerca de 2,5 cm de diâmetro e 7g de peso.

Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa primeiramente à córnea, uma película transparente que protege o olho. Chega, então, à íris, que regula a quantidade de luzrecebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega a uma lente, o cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta.
Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, quesão decodificados pelo cérebro. Essas células fotorreceptoras podem ser classificadas em dois grupos: os cones e os bastonetes. Os bastonetes são os mais exigidos à noites, pois requerem pouca luz para funcionar, mas não conseguem distinguir cores. As células responsáveis pela visão das cores são os cones: uns são sensíveis ao azul, outros ao vermelho e outros ao verde. O mais surpreendente é que aestimulação combinada desses três grupos de cones é capaz de produzir toda a extensa gama de cores que o ser humano enxerga.

2 PRINCIPAIS COMPONENTES DOS OLHOS

2.1 Conjuntiva
Membrana transparente que reveste a parte anterior do olho e a superfície interior das pálpebras.

2.2 Córnea
É o tecido transparente que cobre a pupila, a abertura da íris. Junto com o cristalino, a córnea ajustao foco da imagem no olho.

2.3 Coróide
Camada média do globo ocular. Constituída por uma rede de vasos sangüíneos, ela supre a retina de oxigênio e outros nutrientes.

2.4 Cristalino
Corpo de células epiteliais transparentes e flexíveis, que fica atrás da íris. Funciona como uma lente, cujo formato pode ser ajustado para enfocar objetos em diferentes distâncias, num mecanismo chamadoacomodação.

2.5 Fóvea
Porção de cada um dos olhos que permite perceber detalhe dos objetos observados. Localizada no centro da retina, é muito bem irrigada de sangue. A fóvea é parecida com uma cratera, cujo centro é preenchido com células cônicas. Estas são receptores que detectam os raios luminosos e as cores.

2.6 Íris
É um fino tecido muscular que tem, no centro, uma abertura circularajustável chamada de pupila. A pupila apresenta-se preta porque a maior parte da luz que entra no olho é absorvida e não refletida para fora.

2.7 Mácula
Ponto central da retina. É a região que distingue detalhes no meio do campo visual.

2.8 Pupila
Localizada no centro do olho, semelhante a um círculo escuro. Controla automaticamente a entrada de luz: dilata-se em ambiente com pouca...
tracking img