Trabalho Na Constru O Da Dignidade Humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a revolucao tecnologica, o mercado de trabalho tem-se tornado cada vez mais amplo e competitivo. Para muitos, a profissao pode ter grande significado na construçao de sua identidade, por issoprecisam ser amplamente qualificados para o trabalho. Todavia, há aquelas pessoas que não tiveram acesso a essa qualificação e acabam aceitando qualquer trabalho como forma de sobrevivencia,submetendo-se, assim, à desvalorização da sua humanidade.
No seculo XIX, durante a Revolução Industrial, a desvalorizacao da humanidade fica evidente. Com altas horas de jornada de trabalho, as pessoas,incluindo crianças, eram submetidas a trabalhos desgastantes em troca de salarios baixissimos, já que nessa epoca não existia nenhuma legislacao trabalhista a favor do trabalhador.
Com o passar dos anos,muitas melhorias foram feitas e hoje tem se uma legislação trabalhista em prol do trabalhador, que lhe oferece melhores condicoes e protecao, contudo, esses diretos não são aplicados para todos ostrabalhadores. Há lugares, no Brasil e no mundo, em que, para sobrevivver, pessoas se submetem a atividades exaltantes comparáveis às do seculo XIX. Um exemplo disso são as fábricas da China que remunerammal seus trabalhadores e os submetem a longas jornadas de trabalho.
No Brasil, não é muito diferente. Vez por outra são descobertas fazendas com trabalhadores em regime de escravidao, os quaistrabalham e só ganham o alimento básico necessário para não morrerem de fome. Enquanto os seus empregadores (donos das fazendas) são ricos latifundiários que não se envergonham de explorar o trabalho humanode forma tão repudiável (despresivel).
Portanto, é evidente que nos dias de hoje o trabalhador não é preso pelas correntes, e sim pela necessidade. E por isso, para evitar situações de exploraçãoe de tratamento desumano, os governantes deveriam fiscalizar mais efetivamente as relações de trabalho e providenciar uma reforma agraria, que contribuiria para diminuir a desigualdade social....
tracking img