Trabalho milton santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Milton Santos, por uma outra Globalização

1- A matéria estudada por você é Geopolitica. Por que, para o curso, é importante refletir sobre os temas que o filme aborda?

2- Explique asafirmativas que Milton Santos faz no filme "Por uma outra Globalização" :

 " O mercado é dinâmico e o Estado é impotente."
 " Vivemos uma globalização perversa".
 " O lema é cada um por si - houve oassassinato da solidariedade".
 " O consumo é o grande fundamentalista".

3- O filme abarca a primeira década do séc. XXI. Mas hoje, estamos em 2012 ( 2ª década). Que aspectos mostrados pelofilme não existem mais? O que continuou? Como está, por exemplo, a situação do Brasil?

4- Há um certo otimismo do Geógrafo, quando fala da força da rede para mudar os caminhos do mundo. Explique.5- A questão ética é muito falada hoje em dia. O que ela significa? Há várias éticas? Como isso atua no comportamento da sociedade?

6- Na análise do autor a mudança na sociedade não acontecerá apartir de uma grande revolução. Mas sim de outro modo. Que modo será esse?

8- Como você entendeu as esperanças do autor para um mundo melhor mesmo nesse processo de Globalização?

Questão 1

Éimportante para o curso refletir sobre os temas abordados, pois a geopolítica tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e dos desenvolvimentos políticos dos países usando comoparâmetros principais as informações geográficas, considerando a relação entre os processos políticos e as características geográficas, sendo assim o turismólogo tem base nesses fundamentos, pois esseprofissional organiza os roteiros de viagem, trabalha com o turismo como indústria e atividade cultural e social.

Questão 2

Afirmativa 1: Há um dinamismo no mercado devido a relação entre os paísesdesenvolvidos e subdesenvolvidos, mas através de privatização de empresas pelo Estado ele fica impotente pois o próprio país consome o seu produto de modo mais caro que os demais para ao quais...
tracking img