Trabalho mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões de Mercado Financeiro

Capítulo 1- Introdução ao Mercado Financeiro

Questões Discursivas

1. Conceitue poupança e investimento.
Poupança é definida como parte da renda não consumida. O indivíduo racional concorda em trovar um poder de consumo presente e certo por um poder de consumo futuro e incerto, se houver a expectativa de que este será maior que o primeiro.
Investimento é autilização dos recursos poupados, próprios ou de terceiros para ampliar a capacidade produtiva.

2. Caracterize as unidades econômicas superavitárias e as deficitárias.
Unidades econômicas superavitárias representam o desejo de investir inferior à capacidade de poupança, ou seja, possuem recursos em excesso.
Unidades econômicas deficitárias representam desejo de investir superior à capacidadede poupança, ou seja, necessitam de recursos.

3. Indique a remuneração que as instituições financeiras recebem ao reter um risco.
Spread.

4. Pela Lei nº 6.385/76, como ficaram caracterizados os títulos de valores mobiliários e, posteriormente, quais foram adicionados?
Ficaram caracterizados como ações, partes beneficiárias, debêntures, cupões desses títulos, bônus de subscrição ecertificados de depósito de valores mobiliários, excluindo-se desse conceito os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures. Além desses, a referida lei autorizou que outros títulos criados ou emitidos pelas sociedades por ações sejam considerados valores mobiliários a critério do Conselho MonetárioNacional.

5. O que diz a Lei da Reforma Bancária (Lei nº 4.595/64) no artigo 17? Qual crítica pode ser feita a esse artigo?
A Lei da Reforma Bancária (Lei nº 4.595/64), em seu artigo 17, conceitua instituições financeiras como “pessoas jurídicas públicas ou privadas, que têm como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros,em moeda nacional ou estrangeira ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros”.
A redação do artigo 17 tem ensejado inúmeras discussões, pois uma interpretação literal tornaria o conceito tão amplo a ponto de abranger, por exemplo, operações de mútuo entre pessoas físicas.

6. Pela Lei nº 6.385/76, como ficaram enumerados os títulos de valores mobiliários e,posteriormente, quais foram adicionados?
I – notas promissórias destinadas à oferta pública; II – quotas de fundos de investimento em valores mobiliários; III – direitos de subscrição de valores mobiliários; IV – recibos de subscrição de valores mobiliários; V – opções de valores mobiliários; VI – brazilian depositary receipts; VIII – índices representativos de carteira de ações; IX – quotas de fundos deinvestimento imobiliário; X – certificados de investimento audiovisual; XI – certificados representativos de contratos mercantis de compra e venda a termo de energia elétrica.

7. Quais mudanças foram estabelecidas pelas Leis nº 10.198/01 e 10.303/01?
A Lei nº 10.198/01 estabeleceu que “constituem valores mobiliários sujeitos ao regime da Lei nº 6.385/76, quando ofertados publicamente, os títulos oucontratos de investimento coletivo, que gerem direito de participação, de parceria ou de remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, cujos rendimentos advêm do esforço do empreendedor ou de terceiros”. Além disso, a Lei nº 10.303/01 estabeleceu que os contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes, são valores mobiliários, mas exclui partes beneficiárias doconceito de valores mobiliários, proibindo sua emissão por companhias abertas.

8. Quais as diferenças entre mercado primário e secundário?
Denomina-se mercado primário a emissão e a negociação de valores mobiliários que ocorrem inicialmente.
Mercado secundário é mercado onde se negociam títulos e valores mobiliários anteriormente colocados no mercado primário.

9. Quais as diferenças de oferta...
tracking img