Trabalho materiais eletricos e semicondutores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| Disciplina: | Materiais elétricos e Dispositivos Semicondutores |
| | |
| | | |
| | |

3º Lista de Exercícios Propriedades Gerais
1)- Como se deve proceder na escolha de um material elétrico adequado?
R: Não podemos generalizar todas as situações, pois há diferenças entre cada uma delas, entretanto existem alguns pontos gerais, como:
* Listar os materiais possíveis.* Qualquer material selecionado precisa possuir propriedades consistentes com as condições de serviço.
* Elimine os materiais que não se enquadram em função das características não adequadas em relação às propriedades, ou ainda, falta de segurança ou custo.
* Considerar os efeitos das mudanças destas condições para fora dos limites da normalidade.
* Se os materiais restantes na listanão preencherem os requisitos há ainda algumas opções, tais como tratar os materiais de maneira apropriada (térmica ou quimicamente), mudar o ambiente de serviço, produzir uma liga que tenha os efeitos específicos desejados, etc.
2)- O que é número atômico? E massa atômica?
R: O número atômico é o número de elétrons que circundam o núcleo de um átomo e é igual ao numero de prótons no núcleo,quando o átomo está neutro. É representado pela letra Z.
A massa atômica é o número que indica quantas vezes a massa de um átomo de um determinado elemento é mais pesada que 1u, ou seja, 112 do átomo de 12C. É expressa em gramas por átomo-grama e sempre contém 6,02×1023 átomos (número de Avogadro). A massa total de um átomo é aproximadamente proporcional ao número de prótons e nêutronsno núcleo.
3)- Qual é a carga do elétron? E do próton?
R: A carga do elétron é NEGATIVA e é de -1,6×10-19Coulombs.
A carga do próton é POSITIVA e é de +1,6×10-19Coulombs.

4)- Qual a razão entre a massa do próton e a massa do elétron?
R: A massa de um elétron é 1/ 1836 vezes mais leve, ou seja, 0,0005 da massa de um próton ou de um nêutron.
5)- O que é uma ligação iônica?
R: Éuma ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Geralmente ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O metal devido a sua baixa eletronegatividade doa um elétron formando um cátion, e o átomo do ametal têm alta eletronegatividade e configuração eletrônica quase totalmente preenchida de elétrons, ganham facilmente elétrons formando umíon negativo ou ânion. Ligações desse tipo são mais fortes que ligações de hidrogênio, e têm força menor que as ligações covalentes.
6)- O que é uma ligação covalente?
R: É um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas, adquirindo uma distribuição eletrônica mais estável.A atração mútua entre eles mantêm a molécula resultante unida. Ocorrem normalmente entre átomos com eletronegatividades similares e altas, geralmente entre dois não metais, dos quais remover completamente um elétron requer muita energia. A força dessas ligações é maior que a das interações intermoleculares e comparável à da ligação iônica.
7)- O que é uma ligação metálica?
R: É o tipo de tipo deatração Interatômica forte que ocorre entre os átomos de metais. Os átomos dos elementos metálicos apresentam forte tendência a doarem seus elétrons de última camada. Quando muitos destes átomos estão juntos num cristal metálico, estes perdem seus elétrons da última camada, formando-se então uma rede ordenada de íons positivos mergulhada num mar de elétrons em movimentos aleatório.

8)- O quesão ligações secundárias?
R: Ligações secundárias são forças secundárias que ligam moléculas umas às outras. Estas ligações são fracas em relação às outras e são obtidas sem troca ou compartilhamento de elétrons, a ligação é gerada por pequenas assimetrias na distribuição de cargas dos átomos, que criam dipolos. Ex: Forças de Van der Waals e Pontes de Hidrogênio.

9)- Qual é a diferença...
tracking img