Trabalho - livro bolsa amarela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
Professora - Vilma
Aluno: André Luis Lopes
Disciplina: Psicologia da Educação
Curso: Música
Habilitação: LicenciaturaLivro: A bolsa amarela

O livro A Bolsa Amarela traz a história de uma menina chamada Raquel que tem três vontades: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de ser escritora. É umamenina que cresce solitária, rodeada de adultos que não lhe dão atenção por a considerarem criança demais. Entretanto, a protagonista guarda consigo três desejos: ser garoto, crescer rápido e serescritora.

Após dado momento, Raquel ganha uma bolsa amarela onde passa a guardar todos os seus anseios e vontades. Nesta bolsa, também habitam alguns personagens fictícios por ela criados: doisgalos, um alfinete e uma guarda chuva mulher. Na prática, a bolsa passa a ser o seu quintal onde ela tem um espaço só seu e onde ela organiza-se a si própria.

Outros aspectos na vida da Raquelmerecem destaque e são peculiares a quase todas as crianças de sua idade, a saber:

1) Vontade de ser adulto o quanto antes – Raquel alimenta a ilusão de achar que vida de adulto é maisinteressante e mais fácil, e associa liberdade e autonomia sobre si mesmo com a fase adulta, significando assim o fim de seus conflitos atuais. Crianças de um modo geral crêem que os adultos vivem melhor pornão ter que “dar satisfação a ninguém”, ter o seu próprio dinheiro, podem morar sozinhos, decidir as coisas, dirigir, e etc.

2) Vontade de ter nascido garoto – Este desejo está diretamenteatrelado a sua percepção de que somente homens podem fazer tudo aquilo o que desejam. Muitas meninas tem esta percepção equivocada, fruto do meio em que vivem, das enganosas referencias que possuem arespeito de ser menino ou menina.

3) Vontade de ser escritora - Esta vontade está diretamente relacionada com a infinitas possibilidades que o mundo da escrita permite. Por intermédio da escrita,...
tracking img