Trabalho libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic][pic]
ANA CAROLINE MARQUES DE SOUZA

HELIAMARA LOUREIRO CAETANO

LUANA GAZOTT PEREIRA

LUDIMILA SANTOS

NATHÁLIA LOPES VALLADARES

SARAH VALFRÉ DEMARTHA

SOFIA LUCAS MERCIER







COMUNICAÇÃO TOTAL























Aracruz/ES
2012
ANA CAROLINE MARQUES

HELIAMARA LOUREIRO CAETANO

LUANA GAZOTT PEREIRA

LUDIMILA SANTOS

NATHÁLIA LOPES VALLADARES

SARAH VALFRÉ DEMARTHASOFIA LUCAS MERCIER









COMUNICAÇÃO TOTAL































Aracruz/ES
2012




INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende relatar sobre a Comunicação Total, onde é definido como uma filosofia que requer a incorporação de modelos auditivos, manuais e orais para assegurar a comunicação eficaz entre as pessoas com a surdez.Comunicação Total

A partir das décadas de 60 a educação de surdos sofre algumas modificações devido ao descontentamento dos mesmos com os métodos de ensino que estavam sendo utilizados na época, Marchesi, apud Chaves (s.n.t.), relata que nos anos 60 ocorreu nos Estados Unidos um novo movimento, fruto da insatisfação com os resultados obtidos na educação de surdos, retomando, assim, asconcepções que utilizavam a língua de sinais, enfatizando, nesse primeiro momento de mudança, a Comunicação Total, sobretudo nas décadas de 70 e 80.

O objetivo dessa concepção consiste em deslocar a língua oral como o grande e principal objetivo na educação de sujeitos com surdez, priorizando a comunicação dos surdos. O sujeito com surdez deixa de ser visto como portador de uma “patologia”, e passa a serconsiderado como uma pessoa capaz. O reconhecendo de que a linguagem oral não é a única forma de linguagem existente foi um grande avanço para a comunidade surda.

O principal objetivo da Comunicação Total consiste na efetivação dos processos de comunicação entre os sujeitos com surdez e entre estes, e os demais sujeitos. De acordo com Denton (1976, p. 4), apud Freeman, Carbin, Boese (1999, p.171), a definição frequentemente citada é a seguinte:

A Comunicação Total implica em que a criança com surdez congênita seja introduzida precocemente em um sistema de símbolos expressivos e receptivos, os quais ela aprenderá a manipular livremente e por meio dos quais poderá abstrair significados ao interagir irrestritamente com outras pessoas. A Comunicação Total inclui todo o espectro dos modoslinguísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura orofacial, alfabeto manual, leitura e escrita. A Comunicação Total incorpora o desenvolvimento de quaisquer restos de audição para a melhoria das habilidades de fala ou de leitura orofacial, através de uso constante, por um longo período de tempo, de aparelhos auditivos individuais e/ou sistemas de alta fidelidade paraamplificação em grupo.

 Os maiores benefícios da Comunicação Total são de fato relacionados ao modo como passam a ser vistas e aceitas as crianças surdas como uma pessoa cuja linguagem precoce pode crescer em resposta às necessidades crescentes, reforçando uma abordagem individualista de acordo com as habilidades de cada criança e de cada tipo ou grau de surdez, respeitando assim as suasparticularidades e suas diferentes necessidades educacionais.

      Infelizmente ainda vimos em um mundo cujas necessidades das pessoas que não estão no topo da pirâmide econômica e social não são de fato solucionadas, pois a elite (minoria que retém o poder) negligência de modo a não atender as necessidades da população, vê assim que a comunidade surda durante muitos anos e ainda hoje não tem todos os seusdireitos assegurados, ainda sofre com a exclusão e a sua identidade cultural ainda não é popularmente conhecida e respeitada. Hoje, porém, essas minorias, mesmo desconsideradas por muitos, têm procurado se organizar, reivindicar seus direitos e denunciar preconceitos, buscando o reconhecimento de seus legítimos interesses perante a sociedade.
Acreditamos que a exclusão das minorias geralmente...
tracking img