Trabalho intermodal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fonte: http://www.metalica.com.br/sistema-minas-rio-maior-mineroduto-do-mundo-no-brasil/


Sistema Minas-Rio: Maior mineroduto do Mundo está sendo construído no Brasil

Esse mineroduto ligará a mina e unidade de beneficiamento de minério de ferro da Anglo Ferrous Brazil (criada pela Anglo American em agosto de 2008), em Minas Gerais, ao Porto do Açu, no Rio de Janeiro. O maior investimentomundial da mineradora Anglo American atualmente – US$ 3,6 bilhões - está localizado no Brasil.
Trata-se do Sistema Minas-Rio, que inclui uma mina de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro e uma unidade de beneficiamento em Alvorada de Minas, em Minas Gerais; um mineroduto com 525 km de extensão, que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e ainda a participação de 49% no terminal deminério do Porto do Açu, uma joint-venture com a LLX, uma das empresas do grupo EBX, de Eike Batista, situado em São João da Barra (RJ). Em 2012, quando o Sistema Minas-Rio entrar em operação, deverá produzir 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro.
[pic]

[pic]
Fonte: http://www.metalica.com.br/sistema-minas-rio-maior-mineroduto-do-mundo-no-brasil/

De acordo com Daniel Santos,diretor de Operações do Sistema Minas-Rio, a abertura da mina Serra do Sapo, que já tem a Licença Prévia, depende ainda da obtenção da Licença de Instalação. A mina será do tipo a céu aberto e dispõe de reservas de 1,5 bilhão de toneladas, com teor de 37,9% Fe2O3. Segundo ele, para a planta de beneficiamento já foram adquiridos todos os grandes equipamentos, mas os de pequeno porte,instrumentação, estruturas metálicas e tubulações ainda serão comprados. O início de construção da planta aguarda ainda a obtenção da licença de instalação.
Atualmente estão mobilizados 2.240 trabalhadores no canteiro de obras do mineroduto, que será finalizado até março de 2012, mas na fase de pico esse número chegará a 5.520. Dos 24 milhões m³ previstos de escavação, 10% já foram executados. A montagem doduto ainda não foi iniciada.
Já o Porto do Açu encontra-se em obras desde 2007 e atualmente conta com 2.234 trabalhadores nas obras. Foram construídos até o momento pouco mais de 2 km da ponte de acesso aos píeres.
[pic][pic]
Fonte: http://www.metalica.com.br/sistema-minas-rio-maior-mineroduto-do-mundo-no-brasil/
 

Mineroduto tem 13 canteiros operacionais

  A Camargo Corrêa, empresacontratada para a construção do mineroduto, com base na concepção e projeto da PSI, iniciou a obra em abril de 2008, que consiste, basicamente, em duas partes: terraplenagem e montagem. A previsão de término da terraplanagem é em dezembro de 2010 e a montagem do duto tem sua previsão para janeiro de 2012.
Para tocar a projeto existem 13 canteiros operacionais e três canteiros administrativos, situadosnos municípios de Nova Era e Urucânia, em Minas Gerais, e Itaperuna, no Rio de Janeiro. Nos canteiros operacionais os tubos, depois de curvados e concretados (quando necessários), serão levados por caminhões ao seu local de aplicação. Lá serão soldados, testados, revestidos, enterrados para posterior teste hidrostático (teste a alta pressão) e comissionamento.
A tubulação, fornecida pela Techint,foi fabricada no Japão e na Argentina e está sendo armazenada nos pátios de tubos. O diâmetro predominante do mineroduto é de 26 polegadas, mas em alguns trechos, como o de descida de serra, é de 24 polegadas. Os tubos são em aço carbono com especificação do material API 5L Gr. X70 e revestimento externo de polietileno extrudado de tripla camada. As espessuras variam de 0,406 polegadas a 0,906polegadas.
Os tubos chegam até a obra com 12 m de extensão, onde serão soldados. A soldagem da tubulação utilizará processos manuais e automáticos. Nos manuais a soldagem é elétrica com eletrodo revestido (SMAW) e soldagem a arco com proteção gasosa e eletrodo de tungstênio (GTAW). Nos processos automáticos a soldagem é a arco submerso (SAW), soldagem a arco com eletrodo de tungstênio (GTAW),...
tracking img