Marketing digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1. Introdução 2
2. História da Internet 3
3. Pesquisas 4
3.1. A Evolução do Internauta no Brasil 4
3.2. Ibope/NetRatings divulga alguns números da Internet no Brasil 5
3.3. Número de usuários de internet aumenta 10% em um ano 6
4. Marketing Digital 7
4.1. Estratégias 8
4.2. Tendências 10
5. Conclusão 12
6. Anexos 13
6.1. Case – Site da Tecnisa 13
7.Referências Bibliográficas 15



































1. Introdução



Este trabalho tem como objetivo mostrar o que é necessário para ampliar negócios, gerar confiança de marca, bem como fidelizar consumidores, através do Marketing Digital ou WEB Marketing. O estudo permitirá também compreender quais são suas estratégias e novas tendências.Além disso, apresenta-se também algumas pesquisas que definem o comportamento e o perfil do consumidor internauta, nesse novo momento tecnológico.
Para tornar o estudo mais prático, ao final do trabalho encontra-se um case que prova a eficácia e o resultado dessa ferramenta.










































2. História da InternetA Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação.
Essa tecnologia começou em 1969 com a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency, ouAgência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Ela foi criada para a guerra, pois com essa rede, os dados valiosos do governo daquele país estariam espalhados em vários lugares, ao invés de centralizados em apenas um servidor. Isso evitaria a perda desses dados. Em seguida, ela foi usada inicialmente pelas universidades, onde os estudantespoderiam trocar de forma ágil para a época, os resultados de seus estudos e pesquisas. Em Janeiro de 1983, a ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP. Em 1985 surge o FTP.
Contudo, a Internet como hoje conhecemos, com sua interatividade, como redes interligadas de computadores e seus conteúdos multimídia, só se tornou possível pela contribuição do cientista Tim Berners-Lee e ao CERN -Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, que criaram a World Wide Web, inicialmente interligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde acadêmicas, interligando universidades; a rede coletiva ganhou uma maior divulgação pública a partir dos anos 1990. Em agosto de 1991, Berners-Lee publicou seu novo projeto para a World Wide Web, dois anos depois de começar a criar o HTML, o HTTP e as poucasprimeiras páginas web no CERN, na Suíça. Em 1996 a palavra Internet já era de uso comum, principalmente nos países desenvolvidos, referindo-se na maioria das vezes a WWW.
A internet oferece os seguintes serviços: World Wide Web, Correio eletrônico, acesso remoto, colaboração, compartilhamento de arquivos, transmissão de media, entre outros.
















3. Pesquisas3.1. A Evolução do Internauta no Brasil


Segundo Álvaro de Castro em seu livro “Propaganda e Mídia Digital: A Web como a grande mídia do presente” o perfil do consumidor internauta brasileiro assemelha-se com o americano e ele está mudando rapidamente.
Conforme pesquisas do Cadê/IBOPE, realizada em agosto de 1998, pode-se verificar as características deste internauta e o que ele tem a nosoferecer em relação ao consumo.
Com a pesquisa realizada através da própria internet, pode-se notar que o número de acessos de chat diminuiu, no entanto, a utilização de e-mails aumentou de forma considerável. De acordo com a pesquisa, o internauta se mostra como uma pessoa que gosta bastante de ler, sendo esta uma condição muito relevante para o uso da mídia web. A web mudou os hábitos de 60%...
tracking img