Trabalho integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CIÊNCIAS SOCIAIS


TRABALHO INTEGRADO I
E
TRABALHO INTEGRADO II

ALUNA: PATRICIA BASTOS DAMAS
R.A: 1222989

PÓLO: PERUS

ANO 2012

TRABALHO INTEGRADO I

Antes de um material ser reciclado ele passa pelas mãos de muita gente, inclusive as dos catadores de lixo. O trabalho desenvolvido por esses profissionais impede que toneladasde alumínio, papel, plástico e vidro sejam depositados em aterros sanitários ou lixões e se acumulem no meio ambiente. No Brasil, de acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a estimativa é que existam de 300 mil a um milhão de catadores em atividade no país.
Essas pessoas trabalham em condições extremamente precárias, sujeitas a todo tipo de contaminação edoenças, sendo que muitas vezes retiram do lixo o seu alimento. Além disso, a qualidade do material coletado nessas condições é pior, o que é demonstrado pelos valores pagos pelo material a esses trabalhadores.
Os catadores vivem sem nenhum direito social ou trabalhista, excluídos da maior parte da riqueza que o mercado de reciclagem movimenta e produz. Crianças e adolescentes, que deveriamestar na escola, porém se sentem obrigados a trabalhar para garantir a própria sobrevivência. Os catadores também atuam nas ruas da grande maioria dos municípios brasileiros. O número de catadores varia de cidade para cidade e, embora não haja uma avaliação precisa, existe uma tendência evidente de crescimento dessa atividade nas cidades, agravada pelo desemprego crescente no País.
Alguns grupos decatadores, que tiveram apoio de instituições conseguiram se organizar em associações e cooperativas e já conquistaram o reconhecimento de seu trabalho pelos governos e comunidades locais. Essas experiências têm se demonstrado alternativas viáveis de inserção sócias - econômicas, pois têm como princípio básico o resgate da cidadania desses trabalhadores por meio da promoção de sua qualificaçãoprofissional e da implantação de infraestrutura digna de trabalho que lhes garanta sustentabilidade econômica. São, dessa forma, construídos e consolidados projetos de geração de trabalho e renda, capazes de inserir, no tecido social, inúmeras vidas antes destinadas à marginalidade.
O quadro de desemprego no país vem aumentando significativamente a quantidade de pessoas inseridas em atividadesinformais, dentre as quais, cabe destacar a de catação de materiais recicláveis, que vem configurando-se, nos centros urbanos, como uma das atividades que recebe o maior número populacional.
De fato, a atividade de catação se caracteriza, entre outras questões, por ter uma matéria-prima abundante, ainda que misturada com o lixo comum, ser uma atividade rudimentar, sem necessidade de um grau deconhecimento técnico apurado, e, ter um mercado dinâmico.
Porém, se essas características facilitam o ingresso de um contingente populacional de informais cada vez mais expressivo nessa atividade, esta população se encontra desorganizada, trabalhando em péssimas condições de trabalho, vivendo assim, em situação de pobreza crítica.
Ao se encontrarem sem capital, instrumentos de trabalho, capacitação eorganização social e econômica, os catadores encontram-se submetidos a uma exploração por parte de intermediários de materiais recicláveis.
Este segmento de intermediários fomenta uma situação de constante dependência, e se apropria de um excedente fundamental do trabalho realizado pelos catadores, comprando os materiais coletados a preços baixíssimos.
Assim os catadores encontram-se desprovidosde qualquer tipo de equipamento de segurança individual, não possuem capacitação, nem seguem noções básicas de higiene, estando expostos a doenças infectocontagiosas.
Portanto a cadeia da reciclagem, na sua etapa da coleta de materiais recicláveis, encontra-se baseada na apropriação de um super excedente econômico, assentado na exploração do trabalho infantil, trabalho degradante, sendo que em...
tracking img