Abestos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio CETASS – Centro Tecnológico de Aprendizagem Senhora Santana

Curso técnico em Enfermagem do Trabalho












Asbestose
















Alagoinhas,
2012



Nomes: JOELMA BARBOSA
MEIRE
RAILDA RIBEIRO






Asbestose
Trabalho apresentado ao Colégio CETASS á disciplina de Pesquisa Científica,como requisito final para conclusão do curso de especialização em enfermagem do trabalho.


Orientador: Prof. Especialista Marcio Vilas Flor














Alagoinhas,
2012


SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 1
1 O que é Asbestose? 2
2 Alguns produtos de Amianto 2-3
3 Quando foi descoberta 3
4 Públicos Alvo 4
5 Prevenção 4
5.1 Banimentosdo amianto (asbestos) 4
5.2 Programas de Proteção Respiratória – PPR 4
5.3 Protetores Respiratórios 5
5.4 Tipos de protetores respiratórios 5
6 Sintomas 5
7 Diagnósticos 5-6
8 Tratamento 6
9 Monitoramento da Exposição 6
10 Controle médico 6
11 O papel do Enfermeiro do Trabalho 7
12 Referencias 8
Anexos 9
1 A Maldição do Amianto 10-12
2 Fonte 13INTRODUÇÃO


Nos últimos 50 anos doenças pulmonares ocupacionais vêm apresentando índices de elevação em trabalhadores expostos ao asbesto em todo o mundo. No Brasil, desde 1940, o asbesto é explorado comercialmente e nos últimos anos sua produção foi da ordem de 200.000 toneladas por ano, estimando-se que na atividade de mineração cerca de 10.000 trabalhadores foram expostos aessa fibra, desconhecendo-se a estimativa do número de pessoas expostas na produção de fibrocimento, especialmente telhas e caixas d'água.
A exposição ocupacional e ambiental a essas fibras pode acarretar uma série de doenças, especialmente para o aparelho respiratório: a asbestose, alterações pleurais benignas, câncer de pulmão e o mesotelioma de pleura e peritônio. O assunto relativo àasbestose é complexo e, muito embora a história natural das doenças induzidas esteja bem estabelecida, muitas áreas importantes, como a patologia, permanecem ainda pouco compreendidas.


































1 Asbestose ou Amianto
O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural utilizada como matéria-prima para uma série de produtos e em diversossegmentos da indústria, tais como têxtil (roupas), de construção (telhas, caixas d'água, canalizações, elementos isolantes, fibrocimento), de material plástico (pisos, adesivos, tintas), automobilística (sistemas de embreagem e freio de veículos), etc. Das variedades de amianto existentes na natureza, apenas 6 são usadas comercialmente. Há um debate intenso sobre as formas do amianto que são prejudiciaisà saúde.
Doença conseqüente à exposição inalatória a poeiras contendo fibras de asbesto conhecida também como amianto. O Asbesto ou amianto  são denominações comerciais de um grupo heterogêneo de minerais facilmente separáveis em fibras. Tais produtos apresentam composições químicas e cristalográficas diversas, as quais têm usos e classificações comerciais que variam muito de um mineral paraoutro. Listam-se mais de 350 minerais com estrutura fibrosa, encontrados como minerais essenciais ou acessórios nas rochas magmáticas e metamórficas (BECKLAKE, 1998; SCLIAR, 1998).
Sua estrutura fibrosa lhe permite apresentar-se como um material de grande flexibilidade e resistências tênsil, química, térmica e elétrica muito elevada e que, além disso, pode ser tecido. Sendo assim suas fibrastendem a produzir um pó com pequenas partículas que podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde, principalmente as relacionadas ao sistema respiratório.
2 Alguns produtos de amianto (asbesto)
[pic]
[pic]

3 Quando foi descoberta?
Em tempos remotos, Heródoto já havia descrito alta mortalidade causada por uma doença pulmonar em escravos incumbidos de filar...
tracking img