Trabalho integrado de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 5
1.1 Objetivo Geral 6
1.2 Objetivos Específicos 7
2 REFERENCIAL TEÓRICO 8
2.1 Tributos 8
2.1. Impostos 8
2.1.1 Imposto de Renda............................................................................................................................10
2.1.2 ContribuiçãoSocial.....................................................................................................12
2.1.3 PIS/PASEP e COFINS....................................................................................................................13
2.1.4 ICMS..................................................................................................................................................16
2.1.5 Regimes deTributação..................................................................................................................17
2.2 Planejamento Tributário 24
3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 26
4 DESENVOLVIMENTO 27
4.1 Simples Nacional 27
4.2 Lucro Presumido 27
5 ANÁLISE DE DADOS 29
6 CONCLUSÃO 30
REFERÊNCIAS 31
ANEXOS




























1. INTRODUÇÃO



No Brasil o resultado econômico de umaempresa sofre interferência de sua carga tributária, uma vez que parte da representatividade dos custos é decorrente de tributos (impostos, taxas e contribuições).
Este trabalho tem como tema a aplicação do planejamento tributário para definir qual regime de tributação é mais vantajoso para a empresa do ramo de autopeças. Este planejamento é importante, pois visa à economia tributária.
ALei Complementar 123-06 no ser Art. 77 § 6° dispõe sobre o tratamento diferenciado e favorecido a microempresas e empresas de pequeno porte. Desde então, além de as empresas poderem optar pela tributação pelo Lucro Real ou Presumido, elas podem optar pelo Simples Nacional.
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma breve contextualização sobre as vantagens de uma empresa fazer umplanejamento tributário para escolher qual o regime de tributação lhe proporciona a menor carga tributária.
Dessa forma, o presente estudo irá demonstrar e comprovar qual o melhor regime de tributação para uma empresa que tem como seu objeto social a exploração do ramo de comércio de peças automotivas.























1. Objetivo Geral

Definir, através doPlanejamento Tributário, qual regime de tributação é mais vantajoso para a empresa do ramo de peças automotivas.

































1.2 Objetivos Específicos

Desenvolver uma abordagem sobre tributos;

Dissertar sobre a legislação pertinente aos regimes de tributação;

Discorrer sobre planejamento tributário.2. REFERENCIAL TEÓRICO

Para tornar possível a definição de qual regime de tributação melhor se adéqua a determinada empresa, antes é necessário possuir conhecimento sobre os tributos incidentes sobre as operações desenvolvidas por ela. Tendo em vista esta necessidade, este estudo, primeiramente discorrerá sobre os tributos que incidem no âmbito Federal sobre as pessoas jurídicastributadas pelo Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.


2.1 Tributos

Uma das formas pela qual o Governo se utiliza para arrecadar receitas é o tributo, que são “[...] as contribuições a que os indivíduos são submetidos, para o custeio da atividade estatal, quando coercitivamente cobradas, independentemente de sua vontade, denominam-se tributos” (FRANKLIN, 2001, p.5).
OSistema Tributário Nacional está estruturado da seguinte forma:
a) Impostos: decorre de uma situação geradora a favor do contribuinte;
b) Taxas: vinculado à utilização de serviços públicos específicos e divisíveis;
c) Contribuições: cobradas quando há benefício trazido aos contribuintes.
Os tributos são classificados em dois tipos: tributos não vinculados e tributos vinculados....
tracking img