Trabalho infantil - argumentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia do Trabalho
Aluna: ---
Professora: ---

O TRABALHO INFANTIL

Um dos mais graves problemas do Brasil é o trabalho infantil. Estima-se que cerca de 4 milhões de menorestrabalhem no país. Uma criança trabalha pela necessidade de ajudar em casa ou porque foi abandona. Mas a função de sustentar a família é própria dos adultos. A infância é uma fase para brincar eestudar, o trabalho nessa idade faz com que a criança abandone a escola e comprometa seu futuro.
O Estatuto da criança e do Adolescente foi criado no Brasil em 1990. Ele nasceu da necessidade de leisespeciais que garantissem proteção ás crianças e aos jovens. Essa Declaração foi sendo atualizada ao longo dos anos.
Mas, a quem apoie essa prática, pois buscam uma justificativa empresarial, porfatores de produção de baixo custo que permitam reduzir o custo de produção, ou seja, algumas empresas, e até mesmo pessoas, como no caso do trabalho infantil doméstico, veem no trabalho das crianças umafonte muito abundante de mão-de-obra e que é bem mais barata do que a força de trabalho adulta na execução de uma mesma tarefa. E ainda justificam essa atrocidade com a de que existam determinadastarefas que só podem ser realizadas por crianças, devido a suas “habilidades insubstituíveis” como as particularidades físicas de pequeno porte que possuem.
Uma dos argumentos favoráveis que me chamouatenção foi o fato de o trabalho ser uma alternativa para se evitar as ruas, que são fontes da ociosidade, das drogas e da marginalidade. Concordo plenamente que qualquer atividade que afaste ascrianças desse contato com a marginalidade é importante, mas há alternativas que levam ao mesmo resultado. Por exemplo, a inserção da criança a projetos que levem educação, cultura e lazer. Elas precisamocupar seu tempo com atividades que contribuam para uma boa formação e que elas cresçam saudáveis.
Argumentar, ainda, que o trabalho gere para a criança o senso de responsabilidade, disciplina e...
tracking img