Operadores argumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Operadores Argumentativos

Chama-se de operadores argumentativos a certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase, cuja finalidade é a de indicar aargumentatividade dos enunciados. Introduzem tipos variados de argumentos que apontam para determinadas conclusões.
As palavras que funcionam como operadores argumentativos são conectivos, os advérbios e outraspalavras que, dependendo do contexto não se enquadram em nenhuma das dez categorias gramaticais.
Exemplos de Operadores Argumentativos
Operadores que introduzem argumentos que somam a outro, tendo emvista uma mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, etc.
Na sequência, alguns exemplos de operadores argumentativos:
EX:
Os efeitos danosos do trabalho infantil sobre a escolarização sãosentidos não só nas crianças menores mas também nos adolescentes.
Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão em relação ao que foi expresso anteriormente: logo, portanto, então, emdecorrência, consequentemente, etc.
EX:
O trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, emocional, e intelectual, da criança, portanto deve ser combatido.
Operadores que introduzemargumentos alternativos: ou, ou...ou, quer...quer, seja...seja, etc.
3
EX:
Ou sensibilizamos a sociedade sobre os danos do trabalho infantil, ou o problema persistirá.
Operadores cuja função é introduzirenunciados pressupostos: agora, ainda, já, até, etc.
EX:
Até o Papa manifestou sua indignação.
Nesse enunciado, pressupõe-se que outras pessoas, além do Papa, tenham manifestado indignação. Comparea força argumentativa do enunciado contrapondo-o a outros:
O padre manifestou sua indignação.
O bispo manifestou sua indignação.
Até o Papa manifestou sua indignação.
Nesse caso, tem-se umaescala argumentativa ascendente (orientada do argumento mais fraco para o mais forte: o Papa). Numa escala argumentativa negativa, os termos estariam em ordem descendente, e o argumento mais forte viria...
tracking img