Trabalho individual pensamento politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O fundamento da existência do poder político está na necessidade de encontrar mecanismos destinados á resolução dos conflitos de interesses, resultantes do acesso de bens finitos ou escassos.

Na história política dos fundamentos invocados para defender o exercício do poder e a sua imposição são variáveis desde que a obediência deixou de ser resultado da vontade.

ThomasJefferson, o autor da declaração da independência das colónias americanas, que oficialmente passaram a se denominar Estados Unidos da América, era um leitor atento de Locke e traços da influência estão presentes na própria Declaração de Independência.

John Locke, é um dos filósofos e politólogos da Idade Moderna que dedicou grande parte da sua vida científica na observação e estudo da sociedadepolítica ou Estado.

Locke além de defensor da liberdade e da tolerância religiosa é considerado o fundador do empirismo, doutrina segundo a qual todo o conhecimento deriva da experiência. Como filosófico é conhecido pela teoria da tabula rasa do conhecimento. Na teoria foi crítico da doutrina das ideias inatas formuladas por Platão e retomadas por Descartes.

O presente trabalho vai debruçar sesobre as conduções que permitiram o surgimento do John Locke, condições que permitiram o seu surgimento e o pensamento político do autor.



1. Objectivos

Gerais: Compreender a vida e obra do filósofo John Locke

Específicos:

• Descrever as condições que permitiram o seu surgimento

• Identificar as principais ideias do Jonh Loke e o seu pensamento politico .

•Enquadrar o pensamento político de Jonh Loke com a realidade Moçambicana ou no contexto Moçambicano.



2. Metodologia

Para a elaboração deste trabalho, recorreu se a seguinte técnica documental: leitura de livros.

2. Contexto

John Locke, como opositor dos Stuart nos anos de (1632-1704), se encontrava refugiado na Holanda, retornou a Inglaterra após o triunfo da Revolução Gloriosa.Shaftesbury, foi o mentor político de Locke e exerceu grande influência na formação liberal. Weffort (1978 p. 82) – os clássicos da política.

Em 1681 Shaftesbury foi acusado de conspirar contra o rei Carlos II, motivo que o obrigou a exilar-se na Holanda, onde veio a perder a vida dois anos depois.

O envolvimento na conspiração de seu patrono obrigou Locke a refugiar-se na Holanda em 1683, deonde só retornou após a queda de Jaime II.

Além de defensor da liberdade e da tolerância religiosa, Locke é considerado o fundador do empirismo, doutrina segundo a qual todo o conhecimento deriva de experiência. Weffort (1978 p.83) – os clássicos da política.

Como filósofo, Locke é conhecido pela teoria da tábula rasa do conhecimento desenvolvida no ensaio sobre o entendimento humano.Como foi dito, os dois tratados sobre o governo civil escritos provavelmente em 1679-1680, aquando da conspiração de Shaftesbury contra Carlos II, só foram publicados na Inglaterra em 1690, após o triunfo da Revolução Gloriosa.

Olhando para o segundo tratado, um ensaio sobre a origem, extensão e objectivo do Governo civil. Locke sustenta a tese de que nem a tradição nem a força, mas apenas oconsentimento expresso dos governados e única fonte do poder politico legítimo. Locke tornou - se celebre principalmente como autor do segundo tratado, que, no plano teórico, constitui um importante marco da história do pensamento político, e a nível histórico concreto, exerceu enorme influência sobre as revoluções liberais da época moderna.

O detalhe que aqui foi dado é a síntese da teoriapolitica desenvolvida no segundo tratado, considerado por Norberto Bobbio como a primeira e a mais completa formulação do Estado Liberal.

3. O Pensamento Politico de John Locke

John Locke defendia as teses de que o ser humano é naturalmente livre, que a liberdade natural se expressa na forma de alguns direitos individuais básicos e inalienáveis; e defende portanto, a existência do governo, desde...
tracking img