Trabalho incompleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO

Hugo Lançone Moura da Silva

O PRÍNCIPE

SINOP/MT
2013

CURSO DE DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO


O PRÍNCIPE


SINOP/MT
2013

Introdução
O livro o príncipe é feito para aquele que esteja governando um Estado, que deve manter seu governo na ciência políticade Maquiavel.
Ele descreve os diferentes tipos de Estado e como cada um sofre influência no governo do príncipe. E como um príncipe domina seu Estado.
Quando se trata de principados hereditários já afeiçoados á família do príncipe, a forma agradável de governar é continuar agindo como os antecessores. E caso haja uma perda ele readquire por pior que seja o ocupante.
Nos novos principiadosencontram-se dificuldades. Se for misto não é novo suas variações decorrem na natural dificuldade. Maquiavel especialmente afirma que o mundo sempre foi habitado por governantes, governados e por bons e maus súditos. É necessário ser príncipe para conhecer como tal. Alexandre foi conservado por seus sucessores o que gerou uma ambição pessoal criada por eles mesmos. Por seu rei, príncipe, todos osservos ajudam a governar aquele Estado, barões, os quais por antiguidade de linhagem têm esse título. Os Estados que são governados por um príncipe e seus servos, tem ele como maior autoridade.
Os principados com suas próprias leis, tem seus modos de conservá-los, ir até eles e habitá-los, deixar que neles vivam livremente, pagando tributos e criando um governo que poucos mantém como Estado amigo.O novo príncipe com suas conquistas tem, maior ou menor , dificuldade para mantê-los, sendo assim o mais ou menos virtuoso a conquistador. Há aqueles que não se apoiaram na sorte, como, Moisés, Rômulo e Ciro, fizeram grandes e duradouras intuições, graças a sua virtude. Já Cesare largou sua fortuna. Por sua virtude um príncipe conserva seu Estado. Pela sorte ou virtude temos: Francisco Sforza eCesare Borgia. Conquistados por outros, são aqueles o qual um Estado é concedido, seja por dinheiro, ou por quem concede, o que é de praxe na Grécia.
Os que são por meio criminoso e abominável, que se torna príncipe deve sua pátria pelo favor de seus cidadãos. Siciliano, Agátocles, de ínfima e objeta condição, tornou-se rei de Siracusa. Um príncipe da pátria, torna-se um principado civil, que tempoucas necessidades da virtude, e nem astúcia uma fortuna, age a favor dos grandes e do povo. Só esses possuem Estados e não os dependem, têm súditos e os governam. Isso os tornam seguros e felizes. De razões superiores, às inatingíveis pela mente humana, são agraciados e mantidos por Deus. No poder Temporal, como Sua Santidade Papa Leão.
Agora resta falar dos mais ofensivos e defensivos que cadaprincipado possa ocorrer. Todo Estado deve ter de base, tanto os novos, como os velhos ou os mistos, são as boas leis e os bons exércitos. Portanto, os exércitos com que um príncipe depende ao seu Estado, são próprias ou são necessárias, auxiliares ou mistos. As tropas mercenárias e as auxiliares são inúteis e perigosas. As auxiliares são outras inúteis, aquelas que se apresentam quando chama umpoderoso como recente, o Papa Júlio, venha defendê-lo. Com sua ajuda pode ser úteis e boas para si mesmas, mas ao perder, quem chama torna-se seu prisioneiro, por isso são danosas. Mas, dessa vez, Júlio e os vencedores escaparam da prisão.
Diante da malícia, um príncipe, requer a guerra e sua organização e disciplina, porque é a arte que compete a quem comanda. E ao mesmo tempo consideradavirtude, não apenas para aqueles que nasceram príncipes, mas aos que faz os homens de condições privada galgarem esse posto. É obvio, quando os príncipes pensam mais nas delicadezas do que nas armas, já perderam seu Estado. E ainda ter firmeza de pensamento no exercício da guerra e, na paz, deve exercitar-se mais do que um tempo de guerra, usando as duas maneiras: uma com a ação; a outra com a mente....
tracking img