Trabalho havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO
BRANDING

“RELATÓRIO HAVAIANAS”

Turma: ADM -1C


Grupo: Alexandre Prado
Carmen Rivetti
Danilo Athie
Luiz Felipe Montini

A.Introdução

Neste trabalho visitaremos três pontos de vendas da marca havaianas, loja conceito lojas, exclusivas e lojas multimarcas e analisaremos como o posicionamento da marca está presente em suaslojas.

A visita foi efetuada no dia 02 de outubro. Inicialmente, visitamos a loja conceito na rua Oscar Freire, uma loja bastante espaçosa com aproximadamente 300 metros quadrados (espaço estimado pelo grupo). A loja foi projetada pelo arquiteto Isay Winfeld. Estivemos na loja durante 40 minutos, e analisamos todos os elementos da marca presentes no espaço. Observamos os diferentes produtosoferecidos, seus preços, a ambientação, os displays e o público que estava comprando no momento. Também observamos a atuação dos vendedores.

Em seguida, fomos visitar a loja exclusiva do Shopping Villa Lobos, uma loja bem menor, com não mais do que 20 metros quadrados. A loja contém alguns dos elementos da marca, porém de forma menos imponente.

Do shopping Villa Lobos partimos para o ShoppingMorumbi para acessar a loja Mundial calçados, uma loja multimarcas que vende a marca Havaianas e alguns itens da marca Grendene

B. Resposta às perguntas:

1. Loja conceito Oscar Freire

1. Com base na decoração da loja e nos diferentes equipamentos utilizados, como o posicionamento da havaianas se traduz/se materializa na loja?

No plano dos benefícios emocionais, a marca Havaianas temcomo posicionamento os seguintes valores: prazer, sensualidade, status, prestígio e o slogan de que “todo mundo usa”. A loja conceito materializa estes valores a partir do endereço em si (Oscar Freire, Jardins), um endereço que denota imagem de status e prestígio. A experiência de compra é prazerosa em função do ambiente ser todo branco, grande e descontraído, além do que, nenhum vendedorinterrompe o “passeio” do consumidor. Com relação a sensualidade, vemos este valor com menos ênfase, porém, as cores vibrantes do painel e dos próprios produtos passam “calor” e sem dúvida alguma sensualidade.

No plano das associações intangíveis o posicionamento atual das Havaianas ressalta sua origem popular, o humor, a irreverência e principalmente a brasilidade. Estes elementos podem serclaramente percebidos na loja conceito através da barraca de feira localizada no centro da loja, do painel colorido com elementos tropicais da cultura brasileira, dos cestos de palha onde os produtos estão colocados de forma simples e irreverente e da bandeira brasileira presente em algumas das linhas de sandálias. Com relação a reputação, a frase “Legitimas desde 1962” se vê presente logo naentrada, num painel onde estão penduradas as sacolas de compras. Os elementos da personalidade descontraída, bem humorada, simpática, irreverente e democrática são traduzidos através de como os produtos são dispostos (barraca de feira, cestos de vime), pelas cores dos produtos sobressaindo no ambiente branco, pelas plantas e luz natural da loja, pelos móveis simples e despojados e pela música de fundo.Com relação aos benefícios racionais é muito importante ressaltar a área de customização na loja. Esta área é grande e bem sinalizada, oferecendo ao consumidor a possibilidade de construir seu produto da forma que desejar, o que estabelece uma alto grau de interatividade da marca com o consumidor (relacionamento). Essa customização é sem dúvida uma grande inovação da marca, sendo que nãoconhecemos outra marca de calçados que ofereça esta possibilidade. Com relação ao aspecto “funcionalidade’, a marca detém uma linha de produto bastante ampla, com preços que vão desde R$ 9,90 até R$ 260,00. Dentro desta variedade, encontram-se produtos para vários tipos de desempenho, mais simples para o dia-a-dia, mais ou menos coloridos, para crianças, e até para estações mais frias (sapa tênis...
tracking img