Trabalho gestao hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO -

A idéia central do texto a ser apresentado é nova tendência do mercado nacional e mundial em atrair jovens gestores para suas direções e projetos. Isto tudo é feito através de muito marketing, sendo principalmente através da televisão e via internet. O texto também aborda uma pesquisa que mostra as preferências dos jovens pelas empresas e seus lideres preferidos e por fimretrata a questão da seleção e retenção destes novos talentos.

2 – RESENHA CRÍTICA -

Observa-se nos dias atuais uma grande tendência de marketing das grandes empresas para conquistar mais mercado e conseqüentemente vender mais produtos com qualidade para a jovem população do país. Assim jovens ambiciosos e futuros gestores, criam em suas mentes a idéia de um dia trabalharem em uma dessasgrandes empresas.
A mídia hoje tem um papel fundamental na formação destas mentes novas da população, pois coloca para todos o que é ser uma grande empresa e assim sendo tentar colocar na cabeça dos jovens que tudo gira em torno desta tal grande empresa e que para se ter um bom futuro profissional tem-se que agir e trabalhar conforme esta empresa mostrada na mídia. A mídia hoje é tudo na mente dapopulação e o marketing hoje é uma grande cartada para as grandes empresas.
O texto a ser estudado trata justamente de uma pesquisa realizada por uma empresa de pesquisas, onde analisa o que leva os jovens a desejar trabalhar nestas grandes empresas. Dentre estas grandes empresas citadas na pesquisa estão o Google, a Petrobras, a Unilever e a Vale. Os motivos que levam estes jovens a escolheremestas empresas é a qualidade no ambiente de trabalho, desenvolvimento profissional e a qualidade de vida, dentre outros itens.
Uma grande diferença marcante no mercado atual de trabalho é o conflito de gerações trabalhando juntos. Temos de um lado o pessoal mais velho e de outro lado a chamada geração “Y” que nasceu pós 1980, que vem com um novo pensamento de mercado e influenciado por muitatecnologia vem inovando cada vez mais o mercado, tendo uma tendência bem diferente da geração mais veterana.
Pesquisa realizada pela HSM MANAGEMENT mostrou a tendência atual do mercado mundial, onde mais de dois terços dos entrevistados tem a idéia de trabalhar na área do setor privado, principalmente na indústria e na área de serviços. A maioria dos entrevistados trabalham e a maior parte dos quetrabalham já se sentem altamente capacitados para enfrentar a disputa no mercado de trabalho atual, tendo o perfil adequado exigido pelas empresas. Uma questão muito importante e trazida pela pesquisa é que o numero de pessoas que não tem curso de inglês, por exemplo, ainda está alto para o que se tem sido exigido pelas empresas hoje no mercado de trabalho.
A pesquisa ainda aponta que a maior partedos jovens está bem preparada, mas na questão comportamental ainda deixam muito a desejar. Já com relação à questão de trabalhar com o que realmente gosta é o sinônimo de sucesso para muitos jovens . Esta característica vem sendo apontada por todos os jovens, como sinônimo de sucesso garantido, visto que foi o primeiro item a ser colocado pelos jovens, seguido do equilíbrio entre a vida pessoal e avida profissional. Assim engana-se quem acha que ter sucesso profissional, significa ter dinheiro. Hoje se busca em primeiro lugar realizar atividades que o trabalhador realmente goste do que faça.
Outro fator abordado na pesquisa foi à questão da liderança no serviço. Hoje em dia a maioria esmagadora dos trabalhadores querem ser lideres de onde trabalham. Esta tendência de liderança dos jovensé baseada na idéia de que liderança é sinônimo de poder. Mas o que se vê hoje em dia é que os lideres atuais estão se aposentando e os mais jovens tornam-se gestores lideres com menos experiência de vida. Também é observado os pontos negativos em ser líder, como por exemplo, a grande responsabilidade que um líder recebe e também o fato de ser infalível. Juntamente com esta tendência, tem também...
tracking img