Trabalho final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CONCEPÇÕES ESTRUTURAIS E O FORMATO GERAL DOS PROJETOS INTEGRADORES[1]







A definição de conceitos acerca de cada projeto integrador é uma tarefa que remete a diversos autores, contextos e interpretações. Contudo, não se objetiva limitar o delineamento do projeto através do direcionamento da atuação ou concepção do professor orientador ou mesmo pré-definir conceitos que sãoabertos e subjetivos, mas torna-se necessário sistematizar um foco geral[2] como princípio norteador das idéias fomentado no âmago do projeto.

Assim, cada projeto tem sua concepção alicerçada em referências e idéias compartilhadas pelas principais correntes e pelos principais segmentos científicos do mercado. Não por acaso, as fontes estão previstas no plano de ensino de cada projeto edisponíveis à comunidade acadêmica nas bibliotecas do IESB.




ESTRUTURA GERAL DOS PROJETOS




Parafraseado no modelo científico e consoante com os parâmetros institucionais, a estrutura geral dos projetos integradores, os projetos devem ser apresentados em sua forma escrita, com a seguinte composição fundamental. Deve ser elaborado conforme as diretivas previstas no Manual deTrabalhos Acadêmicos do IESB[3], bem como da ABNT NBR6023[4].




CAPA




Composta no topo pelo cabeçalho da instituição com logomarca, nome da instituição e do respectivo curso de administração de forma centralizada. Em seguida devem vir os nomes dos respectivos autores com abreviaturas permitidas nos sobrenomes do meio seguido do último sobrenome sem abreviaturas.No meio da página, de forma centralizada, com caixa alta e em negrito com fonte[5] tamanho 14, o título do trabalho deve contemplar sua natureza. Apresenta que o estudo se trata de um plano de negócios, um planejamento estratégico, etc.

Logo abaixo, com fonte tamanho 12 e sem uso de caixa alta, o subtítulo deve contemplar o nome ou natureza do ramo da respectiva empresa.

Aofim da página com o uso de fontes novamente com tamanho 12, e de forma centralizada, deverá ser informada a cidade e o ano de entrega do projeto.




ANVERSO (folha de rosto)

Composta no topo pelo cabeçalho da instituição com logomarca, nome da instituição e do respectivo curso de administração de forma centralizada. Em seguida devem vir os nomes dos respectivos autores comabreviaturas permitidas nos sobrenomes do meio seguido do último sobrenome sem abreviaturas.

No meio da página, de forma centralizada com caixa alta e em negrito com fonte tamanho 14, o título do trabalho deve contemplar sua natureza. Apresenta que o estudo se trata de um plano de negócios, um planejamento estratégico, etc. Em seguida, o subtítulo vem logo abaixo do título sem negrito,nem caixa alta. No caso do projeto pode contemplar a síntese do estudo ou a empresa-alvo.

Após o subtítulo com fonte de tamanho 12, será explicitado o professor orientador, de forma centralizada.

Após o subtítulo, o alinhamento passa a contar do meio para o final da página, com formato justificado. Em breves linhas será descrita a natureza e finalidade do trabalho como porexemplo: “(...) estudo apresentado como requisito da disciplina Projeto Integrador II – Planejamento Estratégico de Marketing, sob orientação do professor (...)”

Ao fim da página com o uso de fontes novamente com tamanho 12, e de forma centralizada, deverá ser informada a cidade e o ano de entrega do projeto 4.1.2.







LISTA DE ILUSTRAÇÕES




Definida por Nahuz(2010) como a “Relação seqüencial das ilustrações apresentadas no estudo, com cada item designado por seu nome e número específico acompanhado de número de página.”(p. 23)[6]




LISTA DE TABELAS




Análoga à lista de ilustrações. O objeto da relação seqüencial são as tabelas constantes no estudo.




LISTA DE ABREVIATURAS/ SIGLAS




De caráter...
tracking img