Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem e Evolução da Contabilidade


1. Introdução


O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um breve resumo sobre a origem, evolução e perspectivas da Contabilidade, bem como da profissão contábil no Brasil.


2. A Origem da Contabilidade


Não se pode precisar a época em que se iniciou a Contabilidade, porém acredita-se que seja tão antiga quanto aorigem do homem, em que a partir do momento em que o homem passou a possuir bens, houve a necessidade de controlar esses bens.


Podemos dizer que a contabilidade iniciou-se empiricamente com o homem primitivo, com os primeiros sinais objetivos da existência da Contabilidade datados de mais ou menos 4.000 anos a.C.


De acordo com a história da contabilidade, primeiramente esseprocesso de conta era feito na memória dos homens, logo após surgiram os desenhos, figuras e imagens, sendo que posteriormente o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de perdas, etc.


Os registros contábeis mais importantes de que se tem conhecimento são os da Suméria, da civilização egípcia e da civilizaçãopré-helênica, que demonstram que a Contabilidade já era considerada uma importante ferramenta de controle pelas principais civilizações do mundo antigo.


A contabilidade tinha como foco principal o controle, posteriormente com a evolução do homem, tornava-se fundamental para o comércio. Com o comércio de troca de bens, a contabilidade continuou quantitativa, tendo uma evolução lenta até oaparecimento da moeda. Com a criação de sistemas monetários tal ciência evoluiu significativamente.


Os Egípcios representaram um papel de extrema importância para essa primeira evolução da contabilidade, pois, assegura-se, que foram os primeiros povos a utilizar um valor monetário em seus registros. As escriturações eram feitas em papiros, e o sistema contábil tornava-se dinâmico com registrosdiários.


Os Gregos evoluíram a forma de contabilizar dos Egípcios, em 2000 a.C. já havia apuração do saldo com a confrontação de contas de Custos e Receitas e estenderam a escrituração contábil para a administração pública e bancária.


A Contabilidade teve um desenvolvimento extraordinário na Europa a partir do século XIII até o início do século XX, pois o continenteexperimentou nesse período um excepcional crescimento comercial. Nessa época teve início o domínio da escola italiana de Contabilidade, que influenciou praticamente todo o mundo até o início do século XX.


O método das Partidas Dobradas teve origem na Itália, surgindo como conseqüência e necessidade da Contabilidade de Custos. Nessa mesma região surgia uma das principais, talvez a principal,escola de contabilidade, a Escola Italiana de Contabilidade.


3. Escola Italiana (Européia) de Contabilidade


Após o surgimento do método das partidas dobradas, a escola italiana ganhou grande impulso e se espalhou por toda a Europa, se tornando o expoente mais importante dentro da contabilidade européia.


A contabilidade passou por um importante amadurecimento,tornando-se uma disciplina adulta e completa do século XIII ao século XVII na Itália, quando diversas cidades italianas serviram de entrepostos comerciais.


Frei Luca Pacioli em sua grande obra de 1494 (Tratactus de Computis et Scripturis – contabilidade por partidas dobradas), já tratava da teoria contábil do débito e do crédito, inventários, livros mercantis, registros de operações, lucros eperdas, levando-se a acreditar que nessa época já se formava o “corpo” da contabilidade que se conhece atualmente. Pode-se dizer, portanto, que foi nesse período que a contabilidade mais evoluiu em sua teoria, dando início do pensamento científico da Contabilidade.


Na escola italiana houve o desenvolvimento de várias correntes de pensamento contábil: o Contismo, o Personalismo, o...
tracking img