Trabalho eu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Proj.sll@gmail.com
Manutenção

* Conceitos Atuais de Manutenção

No início da década de 90 a produtividade industrial dos Estados Unidos crescia a uma taxa anual de 6,1 %, superando os índices da maioria das nações industrializadas.
Como era possível a produtividade de determinados países industrializados superar outros com posição semelhante no contexto econômico? Nestes casos, omercado interno de determinados países estava limitado para oferecer o aumento de oportunidades, sendo o acesso aos mercados estrangeiros essencial para o desenvolvimento. As nações com recursos reduzidos de matéria prima se beneficiam com a obtenção destes materiais de países com recursos naturais abundantes. Desde o fim da segunda guerra mundial, muitas regiões iniciaram a formação de mercadoscomuns, facilitando o intercâmbio comercial. Esta reorganização estrutural do mercado permitiu o desenvolvimento e as nações industrializadas tiveram vantagens com a disponibilidade de emprego e educação, obtenção de matérias primas e transporte de bens e serviços.
A produtividade permitiu grandes avanços em outros setores industriais. Na década de 80 a garantia típica para um carro novo era de“três anos ou 30 mil milhas” no mercado americano. O mercado americano sofre intensa competição com os países estrangeiros. Após a implementação de inúmeros programas de qualidade, na década de 90 o carro americano dobrou as condições de garantia, atingindo para alguns modelos a garantia de “sete anos ou 70 mil milhas”. O TQM (Total Quality Management) e o TQC (Total Quality Control) representam osprogramas de qualidade que tiveram grande impacto nas indústrias dos países desenvolvidos.
A manutenção da empresa moderna tem como finalidade garantir a sua capacidade de produção e competitividade. A simples mudança de nomes para os departamentos não garante os resultados. A implantação da reestruturação deve alterar as regras de trabalho, através de uma organização dinâmica, que garanta umprocesso contínuo de evolução.
A introdução das novas estratégias de organização começaram a ser empregadas nos anos recentes. A “Total Productive Maintenance” (TPM), “Reliability Centered Maintenance” (RCM) e mais recentemente a “Reliability Based Maintenance” (RBM), passaram a ser utilizadas com grandes perspectivas de retorno para as empresas.
PM. (Total Productive Maintenance)

O TPM consiste emum procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década de 70. A grande ascensão do Japão no cenário mundial, tornando-se a segunda potência econômica, chamou a atenção dos outros países, sendo atribuído ao TPM uma parcela ao sucesso econômico Japonês.

Os cinco pilares do TPM, descritos por um deseus pioneiros (Seiichi Nakajima), são:
1. Maximização da Eficiência dos Equipamentos

2. Envolvimento dos Operadores nas tarefas diárias da Manutenção

3. Implementação da eficiência da Manutenção

4. Treinamento permanente para melhora do desempenho

5. Fortalecimento da prevenção

Os componentes principais do TPM estabelecem um envolvimento dos operadores dos equipamentosnas atividades de rotina e remove as fronteiras entre manutenção e operação com objetivo de atingir o aumento de disponibilidade. Com estas novas medidas é possível alcançar a falha zero e a quebra zero dos equipamentos, fatores que permitem uma perda zero de produção ao lado do defeito zero do produto.
Mudanças necessárias na estrutura organizacional das empresas e na mentalidade das pessoas.As características principais destas mudanças são:

* A manutenção deve estar presente em todo o ciclo de vida útil dos equipamentos;

* Deve existir uma participação conjunta da Engenharia, Produção e Manutenção;

* Todos os níveis hierárquicos da empresa devem atuar no processo;

* Devem ser tomadas medidas motivacionais para incentivar a participação de...
tracking img