Programa de necessidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROGRAMA DE NECESSIDADES
Habitar mantendo a coletividade
Alimentar – Cozinha: elaborar e conservar alimentos, comer
Repouso – Dormitórios: Dormir, ler, ouvir música, conforto térmico,privacidade, silencio.
Lazer – Varanda, sala: conversar, socializar, ver TV.
Higiene /saúde – Banheiro: higiene pessoal, necessidade fisiológica, conforto ambiental.
Serviços – Lavanderia, terraço: Lavarroupa, limpeza, estender roupa.

DIRETRIZES: estratégias do projeto
A partir da observação dos aspectos locais buscou-se solucionar a questão de construir habitações de alta tecnologia sustentável ede baixo custo em uma área histórica, mantendo a tradição açoriana.
O público que irá residir nessas unidades habitacionais são pessoas de Ribeirão de Ilha e estudantes com assuntos relacionados amonocultura e cultura local.
A estratégia de desenvolvimento adotada busca reproduzir a relação que as casas coloniais de Ribeirão da Ilha fazem com a rua. Não há espaço intermediário entre intimo dahabitação e o público da rua, o motivo disso é incentivar o contato com a vizinhança. Assim todas habitações possuem contato com o espaço publico, todos moradores podem interagir com a comunidade aoredor.
A organização das residências se deu pela aclividade do terreno, os terraços jardins fazem com que o impacto seja menor na área, já que é uma área natural quase intocada. O mesmo conceito usadodentro das residências foi usado fora, a integração do espaço privado e público também é feita, mas mantendo a privacidade do local.
SETORIZAÇÃO E USOS
A planta se desenvolve em um projetomodular, podendo ser alterada conforme o tipo de família. O projeto do conjunto habitacional conta com três tipos de planta, porém estudaremos a maior planta.
A organização da casa se faz pela varanda quesepara e une ao mesmo tempo os espaços público e privado. Um corredor interno serve como circulação privada.
A cozinha é o elemento central da residência colonial, se integra com a sala de estar,...
tracking img