Trabalho espodossolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Segundo a EMBRAPA (2006), o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos é uma prioridade nacional compartilhada com várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil, desde as primeiras tentativas de organização, a partir da década de 70, conhecidas como aproximações sucessivas, buscando definir um sistema hierárquico, multicategórico e aberto, que permita a inclusão de novasclasses e que torne possível a classificação de todos os solos existentes no território nacional.

De acordo com o Manual Técnico de Pedologia editado pelo IBGE (2007), a classificação pedológica nacional vigente consiste numa evolução do antigo sistema americano, formulado por Baldwin, Kellogg e Thorp (1938), modificada por Thorp e Smith (1949). Os conceitos centrais do antigo sistema americanoformam a base da atual classificação brasileira transmudada, cuja esquematização atual descende de modificações de critérios, alteração de conceitos, criação de classes novas, desmembramento de algumas classes originais e formalização de reconhecimento de subclasses de natureza transicional ou intermediárias.

Assim, segundo Paulo Klinger Tito Jacomine da UFRPE, a nova versão do SistemaBrasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) engloba apenas 13 (treze) ordens, em vista da eliminação da classe dos Alissolos.

A descrição do solo no campo é efetuada, através do registro das suas características, por meio do estudo e do exame do seu perfil em seu meio natural. Na descrição completa do solo, a ser feita quando do seu estudo no campo, deve ser considerada a delimitação doshorizontes e camadas com identificação e registro das características morfológicas de cada uma individualmente, caracterizando transição entre horizontes ou camadas, profundidade e espessura, cor, textura, estrutura, consistência e demais características, cujas conceituações são apresentadas em seguida. Somente depois da descrição é que se procede a coleta de amostras.

Conforme ensina o ManualTécnico de Pedologia editado pelo IBGE (2007), entende-se por horizonte do solo uma seção de constituição mineral orgânica, à superfície do terreno ou aproximadamente paralela a esta, parcialmente exposta no perfil e dotada de propriedades geradas por processos formadores do solo que lhe confere características de inter-relacionamento com outros horizontes componentes do perfil, dos quais se diferenciaem virtude de diversidade de propriedades, resultantes da ação da pedogênese.

Por outro lado, em conformidade com os ensinamentos de José de Deus Viana da Mata (2007), professor do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, na evolução dos solos são importantes os fatores de formação: passivos (material de origem e relevo); a atividade dos organismos (macro, meso e microflora e fauna), bem como o tempo e a intensidade que estes fatores exerceram e ainda exercem ação sobre o material originário do solo que pode ser tanto a rocha matriz como materiais retrabalhados pela pedogênese (por exemplo: sedimentos de rochas, anteriormente, intemperizadas). A ação de processos pedogenéticos chamados gerais como adição, perda, transformação e transferência de materiais no corpodo solo bem como a ação de processos pedogenéticos mais específicos como, por exemplo, a latossolização, a podzolização, a carbonatação e a gleização, também desenvolvem importantes papeis na formação dos solos.

Destarte, o mesmo mestre conceitua como atributos diagnósticos as marcas, sinais que estes processos pedogenéticos impuseram aos solos.

Desse modo, conforme o Sistema Brasileirode Classificação de Solos, os espodossolos estão divididos conforme o acúmulo de matéria orgânica e ferro em espodossolos humilúvicos, ferrilúvicos e ferrihumilúvicos, devido à coloração ferruginosa nos horizontes espódicos.

De acordo com a classificação da EMBRAPA (2007), os espodossolos pertencem ao grupamento de solos com B espódico.

Ensina Noronha que o seu uso é destinado para...
tracking img