Trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
Trabalho Módulo Gestão do Trabalho em Equipe












MOTIVAÇÃO DE EQUIPE

Marcia Zanatta

Patrícia Veber

Valdecir Dalloglio









PROFESSORA: Patrícia Martins Fagundes Cabral







Caxias do Sul – setembro 2009





SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVOS 31.2 METODOLOGIA 3
2 APRESENTAÇÃO DO CASO REAL 3
2.1 EQUIPE 4
2.2 DESENVOLVER UMA EQUIPE 4
2.3 IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE 5
2.4 MOTIVAÇÃO 6
2.5 DESMOTIVAÇÃO 7
2.6 O PAPEL DO GESTOR 8
3 ESTRATÉGIA PARA O CASO REAL 9
4 CONCLUSÃO 9
5 BIBLIOGRAFIA 10




























1 INTRODUÇÃO

A motivação das pessoas dependeda intensidade dos seus motivos. E estes motivos podem ser definidos como necessidades, desejos ou impulsos oriundos do indivíduo e dirigidos para objetivos, que podem ser conscientes ou subconscientes. Os gestores que conseguem motivar sua equipe com êxito são aqueles capazes de criar um ambiente com objetivos (incentivos) compatíveis com os motivos (necessidades) específicos dos seusfuncionários.


1.1 OBJETIVOS

Tendo em vista os aspectos mencionados, o objetivo do presente trabalho é a apresentação de um caso real envolvendo o tema motivação no trabalho apartir da definição de equipes, motivação e desmotivação, além do papel do gestor.


1.2 METODOLOGIA


Para a compreensão do estudo, será enfatizada a importância da equipe.


2 APRESENTAÇÃO DO CASO REALO caso abordará uma situação real que envolve o tema motivação no trabalho em benefício do melhoramento no desempenho final da equipe. Na situação abordada, a equipe era formada por quatro membros, sendo que um deles por várias razões estava desmotivado. Com isso o restante da equipe também estava se influenciando. Este foi um típico caso onde o gestor necessitou repensar na estratégia deliderança e precisou intervir imediatamente para “recuperar” sua equipe.
Enquanto a equipe trabalhava motivada, os resultados claramente eram positivos. Havia um bom rendimento e um relacionamento entre os membros da equipe, porém, a partir do momento onde um dos integrantes da equipe encontrou-se desmotivado ficou muito fácil para que o restante também acabasse ficando assim. Este, com certeza, éum dos maiores desafios dos gestores, que devem se preocupar em primeiro lugar com as pessoas ao qual é responsável, pois são delas que partem os resultados positivos buscados pela organização.


2.1 EQUIPE


Segundo Fabiana Neves, equipe é um pequeno número de pessoas com conhecimentos complementares, comprometidas com propósito, meta de desempenho e abordagem comuns, e pelos quais semantêm mutuamente responsáveis.
Felá Moscovici comenta que grupos existem em todas as organizações, porém equipes são mais raras, embora assumam essa denominação com freqüência. Equipe é um grupo com funcionamento qualificado, podendo-se considerar como um grupo que compreende seus objetivos e ao mesmo tempo é engajada em alcançá-los de forma compartilhada, onde a comunicação entre os membros éverdadeira e opiniões divergentes são estimuladas.





2.2 DESENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE


Um dos fatores mais essenciais na atuação das organizações é o trabalho em equipe. Conforme Eline Kullock, presidente do grupo Focco, os melhores profissionais estarão presentes em um ambiente que proporcione integração e trabalho em equipe; onde se sintam bem.

Para que hajaharmonia na equipe, é necessário, que haja normas bem definidas; objetivos e metas comuns, e seja almejado o mesmo resultado. Não pode haver equipes sem objetivos e metas de desempenho.

Desenvolver uma equipe é ajudar o grupo a aprender e a institucionalizar um processo constante de auto-exame e avaliação das condições que dificultam seu funcionamento afetivo, além de desenvolver habilidades para...
tracking img