Trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema - Tabalho em Equipe

ÍNDICE

O TRABALHO EM EQUIPE UM DIFERENCIAL COMPETITIVO.........................03
I – MANTENDO A EQUIPE NO FOCO.................................................................04
II – DESENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE..........................................04
III - FASES DO TRABALHO EM EQUIPE ............................................................05IV – O PAPEL DO GESTOR E A RELAÇÃO COM A EQUIPE ............................06
CONCLUSÃO.........................................................................................................06

BIBLIOGRAFIA (FONTES)....................................................................................07

O TRABALHO EM EQUIPE UM DIFERENCIAL COMPETITIVO
O trabalho em equipe constitui umdiferencial competitivo no cenário atual. O conceito de competência tornou-se abrangente, ou seja, ser competente não significa apenas demonstrar o conhecimento técnico necessário pela profissão, mas também ser pró ativo e denotar autonomia para solucionar problemas; participando ativamente no ambiente de trabalho, tomando decisões e assumindo responsabilidades com base no trabalho em equipe. Mas,antes de discutir as questões que envolvem as relações do trabalho em equipe e a importância do mesmo para o sucesso da organização, é preciso diferenciar o grupo da equipe.
Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este gruponão é uma equipe.
Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, atuando no cumprimento de metas pré- estabelecidas. A formação da equipe deve considerar as competências e as habilidades individuais necessárias para o desenvolvimento e conclusão dos objetivos organizacionais. O respeito aos princípios da equipe, a interação entre seus componentes e especialmente a consciência dainterdependência entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, deve favorecer ainda os resultados das outras equipes e da organização como um todo. É isso que torna o trabalho desse grupo em um trabalho em equipe.


03
I – MANTENDO A EQUIPE NO FOCO
A cooperação só pode ser obtida de uma pessoa, apartir do momento em que sua confiança é conquistada. É durante o dialogo que surgem ossentimentos e as idéias ; através dele as pessoas se aproximam e se obtem soluções, chegando-se aos entendimentos. No trabalho em equipe, o dialogo deve estar presente o tempo todo, porque, embora as metas do grupo sejam comuns, as idéias nem sempre são convergentes. É importante ressaltar que a equipe deve ter como meta, estabelecer acordos, tendo como norteador os objetivos da empresa.
Dentroda comunicação eficaz com as equipes, existem premissas a serem observadas: as habilidades em saber se comunicar, negociar no grupo, apresentar as próprias idéias, discutir, saber ouvir, valorizar a opinião dos membros do grupo e perceber como a diversidade de visões sobre um mesmo problema enriquece uma discussão; estes são atributos indispensáveis para o processo do trabalho em equipe.
II –DESENVOLVENDO O TRABALHO EM EQUIPE
Trabalhe com idéias: Um bom profissional busca idéias e discute idéias; evita questões pessoais no trabalho em equipe e considera apenas propostas concretas.
Mantenha um diálogo objetivo: os argumentos devem sempre ser apresentados de maneira clara, para que possam ser entendidos e discutidos pelas partes. •
Administre os conflitos: o bom líder ou membro deequipe deve saber lidar com o s conflitos e administra-los com firmeza e habilidade, uma vez que os conflitos não significam desavenças, mas diferentes pontos de vista.
Seja flexível: fazer concessões em nome do grupo é uma atitude natural dos que trabalham em equipe. Desse modo, consegue também aceitação e aprovação de todo o grupo.
Critique com responsabilidade: Criticas são sempre construtivas...
tracking img