Trabalho em areas frias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Técnico de Segurança do Trabalho

Francielle Alves Faria
Telcia Viana de Abreu
Raphaela Flavia
Valdinéia A. Figueiredo
Vanilza A. do Carmo
Viviane Costa


Temperaturas Extremas
Frio

Belo Horizonte
Outubro de 2011

Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Temperaturas Extremas
FrioTrabalho apresentado à disciplina
Fund. de Higiene e Saúde Ocupacional, Técnico em Segurança do Trabalho do SENAC/Minas Gerais.

Professor: Renan Guedes

Belo Horizonte
Outubro de 2011

SUMÁRIO


1. Apresentação 4
2. Objetivo 4
3. Resumo 4
4. Temperaturas Extremas - Frio 5
4.1. Efeitos ao Ser Humano 5
4.2. L.T 6
4.3. Campo deAplicação................................................................................. 7
4.4. Legislação Especifica 7/8
4.5. Revezamento 9
4.6. Medidas de Proteção 10/11
4.7. Classe de Risco 12
5. Estudo de Caso 13/14
6. Conclusão 15
7. Referência Bibliográfica 16


1. Apresentação.

São muitas as atividades laborais que expõem os trabalhadores a danos causados pelo frio, como por exemplo: atividades em câmarasFrigorificas embalagem de carnes, operação portuárias com cargas congeladas e outros.
O trabalho em ambiente frio constitui um grande risco a saúde do trabalhador, causando desconforto, doenças ocupacionais e até acidentes graves. As lesões mais graves causadas pelo frio ocorrem devido à perda emissiva de calor do corpo. Estas lesões podem ser evitadas, se forem adotadas medidas adequadas para otrabalho nesta situação.

2. Objetivo.


Buscamos com este trabalho conhecer as condições dos trabalhadores que exercem atividades em locais com temperaturas extremamente frias, quais as doenças relacionadas a profissão, quais os equipamento de proteção adequados para tal função. Além de analisar, temos o objetivo de apresentar em sala de aula os conhecimentos adquiridos durantea realização da pesquisa e elaboração do trabalho. Com a necessidade de passar o que foi pesquisado, para aplicação de todo conhecimento no futuro campo de trabalho.

3. Resumo Geral

Durante a realização deste trabalho, iremos apresentar soluções para se trabalhar em ambientes frios, doenças relacionadas, requisitos de vestimenta para a área e apresentar algumas soluções para amenizar aexposição do colaborador a este agente físico.

4. Temperaturas Extrema – Frio

As diversas atividades laborais expõem os trabalhadores a várias doenças causadas pelo frio: Atividades realizadas em câmaras frigoríficas, trabalhos de embalagem de carnes e demais alimentos, operação portuária, na qualse manuseia cargas congeladas e outros. A gravidade da exposição ocupacional ao frio deve levar em consideração a temperatura do ar e a velocidade do vento e da atividade física. A velocidade do ar proporciona um agravamento na exposição a baixas temperaturas.

4.1. Efeitos ao Ser Humano

O frio é um agente físico capaz de causar estresse e lesões no organismohumano, isto ocorre quando a perda de calor do corpo excede a produção de calor. As lesões afetam principalmente as extremidades do corpo, como pés, mão faces e outras. São várias as doenças que podem ser causadas pela exposição a Temperaturas frias. As principais doenças dermatológicas causadas pela exposição são: ulcerações frostibite ,fenômeno de Raynaud, pé de imersão ,urticaria pelo frio eenregelamento dos membros.
* Ulcerações: ocorre quando a temperatura do tecido cai abaixo do ponto de congelamento e resulta em danos ao tecido. Os sintomas são: mudanças na cor da pele, para branco ou amarelo, surgimento de dores seguida de bolhas.

* Frostbite: são lesões que atinge as extremidades, devido à intensa vasoconstricção periférica e a deposição de microcristais nos tecidos...
tracking img