A guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia





Guerra Fria: Capitalismo

X

Socialismo















Rio de Janeiro, Março de 2013







Sumário





Introdução..................................................................................... pág.3



A guerra fria...................................................................................pág.4



A guerrafria na Europa e na Ásia....................................................pág.5



A guerra fria na África e no Oriente Médio.....................................pág.6



A guerra fria na America Latina......................................................pág.7



Conclusão.......................................................................................pág.8Bibliografia.....................................................................................pág.9































































Os Estados Unidos e a União Soviética emergiram da Segunda Guerra mundial como superpotências. Suas ideologias opostas direcionaram a política internacional durante 45 anos. A ameaçade destruição nuclear manteve os dois blocos longe da guerra. Em vez disso, mantiveram uma trégua tensa e difícil, uma “Guerra Fria” caracterizada por posicionamentos políticos, espionagem e guerras por procuração travadas em outros territórios.



Capítulo 1- A guerra friaO começo, a propaganda capitalista e socialista e a corrida armamentista.

Capítulo 2- A Guerra Fria na Europa e na Ásia A repercussão da Guerra Fria na Europa e Ásia.

Capítulo 3- A Guerra Fria na África e no Oriente MédioA repercussão da Guerra no continente africano e no Oriente Médio.

Capítulo 4- A Guerra Fria na América Latina A repercussão da Guerra na América Central e na América do Sul.

























1- A Guerra Fria

A disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela liderança mundial levou as duas potências à corrida armamentista. Em 1949 a União Soviética fez seu primeiro teste bem-sucedido com a bomba atômica. Temendo o avanço tecnológico do inimigo, o governo americano estimulou a pesquisa de armas mais mortíferas. Desde então americanos e soviéticos tentaram superar uns aos outros emtecnologia e armamentos.

A corrida armamentista levou à conquista do espaço. A União Soviética foi duplamente pioneira – o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial, e com a nave espacial Vostok 1, pilotada por Iuri Gangarin, o primeiro homem a viajar no espaço. Menos de dez anos depois,em 1969,um astronauta americano pisaria na Lua.

A tecnologia espacial levou à criação do ICBM, míssilbalístico intercontinental que, lançado de uma base terrestre ou naval, atingia um alvo a milhares de quilômetros. Logo se inventou o míssil antibalístico, capaz de detonar um míssil inimigo antes que ele atingisse o alvo. Bases de lançamento foram construídas nos países da Otan e do Pacto de Varsóvia, para os mísseis americanos e soviéticos, respectivamente.

A disputa armamentista colocou o mundosob ameaça de uma guerra nuclear, capaz de destruir a humanidade. Chamou-se Guerra Fria a esse período de permanente tensão mundial (1947 a 1989), em que ocorreu uma intensa disputa econômica, diplomática e tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética pela hegemonia mundial.

O que marca no início desse período, em 1947, é a criação de bases da Doutrina Trumam e do Plano Marshall. O...
tracking img