Trabalho Eletrot Cnica 2015 1

586 palavras 3 páginas
ANA BEATRIZ DIAS, DIELI ROSA, GUSTAVO PETROSKI E JÉSSICA LAURA PAVAN

FONTES GERADORAS DE ELETRECIDADE
USINAS MAREMOTRIZ

Lages SC
2015
SUMÁRIO

I.INTRODUÇÃO
II.DESENVOLVIMENTO
III.CONCLUSÃO
IV.REFERÊNCIAS
I.Introdução

A busca por novas fontes para geração de energia tem se tornado cada vez mais uma tarefa árdua para a sociedade. A maré é uma fonte natural de energia, não poluidora e renovável. A energia das ondas tem origem direta com a posição da Lua e do Sol e do movimento de rotação da Terra. Em qualquer local a superfície do oceano oscila entre pontos altos e baixo, chamados marés, a cada 12h e 25min.
Energia Maremotriz é o modo de geração de eletricidade atráves da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entres as marés alta e baixa
A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica. Trata-se de uma obra complexa de Engenharia hidráulica.

II.DESENVOLVIMENTO

Utilização no Brasil

Embora tenha uma situação geográfica favorável, principalmente no litoral maranhense e na ilha de Macapá, o Brasil ainda não produz energia através deste sistema.

Efeitos Ambientais
Como toda forma de geração de energia, a maremotriz apresenta também riscos ambientais. Exerce influência sobre a qualidade da água e a cadeia alimentar de aves, peixes e invertebrados, além de ter efeitos sobre o alcance das marés, das correntes e da área intermaré. A interferência na vida dos peixes pode causar impactos econômicos também, já que em muitas regiões certas espécies representam grande importância para a pesca comercial.
Vantagens

- É uma fonte de energia limpa e renovável. - É uma alternativa para países que por diversos motivos não podem gerar energia elétrica através de outras formas. Desvantagens - Necessidade de ter uma

Relacionados