Centro Educacional S O Camilo Ctalisadores

1327 palavras 6 páginas
Centro Educacional São Camilo – ES

Curso: técnico em química
Disciplina: técnicas de laboratório
Professor: Wenderson Abreu Rosa Nascimento

CATALISADORES QUÍMICOS

Aluna do 1° módulo:
Géssica dos Santos Pessin-ESTC401661

Cachoeiro de Itapemirim – ES
Maio / 2014
Géssica dos Santos Pessin

CATALISADORES QUÍMICOS

Relatório apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina técnicas básicas de laboratório do Curso técnico de Química do São Camilo – ES ministrado pelo professor Wenderson Abreu Rosa Nascimento

Cachoeiro de Itapemirim – ES
Maio / 2014
OBJETIVOS
Estudar a influencia de um catalizador.
Observar a ação dos catalizadores sobre a velocidade das reações.

INTRODUÇAO
Um catalizador é uma substancia que afeta a velocidade de uma reação, mas emerge do processo inalterado. Um catalizador normalmente promove um caminho (mecanismo) molecular diferente para a reação. Por exemplo, hidrogênio e oxigênio gasosos são virtualmente inertes a temperatura ambiente, mas reagem rapidamente quando expostos a platina, que por sua vez é o catalisador da reação.
Catalisadores sintéticos comerciais são extremamente importantes. Aproximadamente um terço de todo material do produto nacional bruto dos EUA envolve um processo catalítico em alguma etapa entre a matéria-prima e os produtos acabados. Como um catalizador torna possível a obtenção de um produto final por um caminho diferente, ele pode afetar tanto o rendimento quanto a seletividade.
O catalisador pode diminuir a energia de ativação, isto é, diminui a ’’montanha de energia’’ que as moléculas devem vencer para que ocorra a reação. Assim, mais moléculas podem reagir aumentando então a velocidade da reação.
Os químicos chamam de catálise ao fenômeno do qual participa um catalisador. Na catálise, o aumento da velocidade é explicado pelo foto de o catalisador gerar caminho alternativo de reagentes e produtos fazendo com que a reação ocorra com menor consumo de energia. Este novo caminho

Relacionados