Trabalho efetivo discente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos de Pesquisa em Psicologia
Nas investigações em psicologia são usados diversos métodos e técnicas. Os métodos correspondem ao conjunto de procedimentos utilizados na investigação, e as técnicas aos processos práticos usados em cada método. Algumas correntes da psicologia, como o associacionismo, o behaviorismo ou a psicanálise estão ligadas a métodos específicos. Este principio não podehoje ser generalizado, dado a diversidade de metodologias que os psicólogos podem recorrer nos seus trabalhos. A escolha de um método depende dos objetivos que se tenham em vista atingir, os recursos e o tempo disponível.
À primeira vista, este conceito de psicologia que é “a ciência do comportamento” parece excluir do âmbito de estudo da psicologia os processos internos como sentimentos,pensamentos e outros. Para evitar esta interpretação, enfatizou-se que “comportamento” é entendido como toda e qualquer atividade do organismo, observável ou não. A psicologia se interessa por todos os tipos de comportamento, mas pretende estuda-los na medida em que são descritíveis, isto é, alguns serão estudados diretamente e outros de um modo indireto, tal como se manifestem através do comportamentoobservável.
“Este procedimento justifica pela necessidade de atender ao critério cientifico da objetividade” (braghirolli, Elaine, p.37,2009). Para isso, além de serem observáveis, os comportamentos devem ser, preferencialmente, passíveis de observação pública, isto é, observáveis por mais de uma pessoa. Pois para serem válidas é necessária a observação de varias pessoas e de varias formas.
Osdepoimentos Introspectivos, dados são bastante questionáveis. Quando entrevistados as pessoas relatam suas vivências mais internas, podem propositadamente ou não, revelar alguns dados ou, então, não serem capazes de relatar adequadamente os fatos ocorridos.
“A psicologia, consciente de todas estas dificuldades, busca, na medida do possível usar procedimentos objetivos na coleta de dados, o quepermite conclusões válidas sobre o comportamento” (braghirolli, Elaine, p.38, 2009). Os métodos de pesquisas em psicologia tem o intuito de conhecer, estudar, explorar, enfim, trazer elementos que nos faça compreender o individuo.
As pesquisas por sua vez, discorrem em geral, uma típica sequência de etapas. Partindo em primeiro lugar, o investigador elege um tema geral para sua determinada pesquisa, elogo após, delimita o problema que quer investigar. Dentro da pesquisa ele vai criar suas variáveis Hipóteses relacionadas com o tipo de problema que ele deseja estudar.
São necessários vários argumentos para chegar ao final de uma pesquisa e para serem obtidos é necessários descrevê-las e dentro dessas possíveis combinações ou variações são imprescindíveis métodos básicos como:
*Experimentação
* Observação
* Testes
* Levantamentos
* Estudos de casos
Método Experimental
O método utilizado elos pesquisadores do positivismo, era o experimental, pois eles não queriam saber o que seu objeto pensava ou imaginava, quero dizer tudo que era da subjetividade, mais sim aquilo que poderia ser visto aos seus olhos, eles queriam observar, medir, quantificar e ter uma visãoobjetiva.
Esse método tinha como objetivo fazer experimentos manipular o fenômeno, para compreender e descobrir possíveis causas. É o controle das variáveis que estabelece relações causais (causalidade), esse por sua vez é quantitativo e estatístico, faz o estudo das partes.
O método experimental relaciona-se apenas com as pesquisas das verdades objetivas, e não com a pesquisa de verdadessubjetivas.

Os Instrumentos de Pesquisa em Psicologia: Observação Direta.
Este o principal instrumento de pesquisa da psicologia. É um método limitado a uma observação que será registrada minuciosamente, podendo ter como fenômeno (objeto de estudo) qualquer coisa ou comportamento. Que por fim terá uma analise critica, estabelecendo uma causa e trazendo uma solução para a questão ou hipótese...
tracking img