Trabalho economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite no município de Nioaque - Mato Grosso do Sul

Resumo
O agronegócio do leite passou por grandes transformações nos últimos anos, passando da exploração de subsistência para a profissionalização, com foco para a produção em escala, com qualidade, agregação de valor e industrialização de produtos diferenciados.
No entanto, uma grande parte dosprodutores de leite ainda não esta preparados para enfrentar essa realidade e passam por grandes dificuldades. Há necessidade de políticas que promovam o setor de produção. É o caso do estado de Mato Grosso do Sul, estado que possui grande deficiência produtiva. Por isso, é de grande importância verificar novas possibilidades de crescimento do setor leiteiro nesse estado, para que se tenha umcrescimento econômico e sustentável dessa cadeia procurando assim contribuir para a geração de renda e emprego.
Este relatório trata-se de um estudo realizado na região e procurou-se identificar as dificuldades enfrentadas pelo produtor de leite visando contribuir para que esse tenha maior segurança e rentabilidade. Para isso, foi realizada uma análise da cadeia produtiva, verificando o perfil dosprodutores, seus negócios e dificuldades. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação direta.
Conclui-se, com a pesquisa, que a principal reclamação dos produtores rurais é a falta de incentivo e políticas públicas para o setor leiteiro. As principais dificuldades estão em conseguir se regulariza e sobreviver no mercado, devido á baixa rentabilidade.Somando-se a isso as exigências de regularização ambiental. Portanto, verificou-se que apesar do setor leiteiro ser importante para a economia brasileira, no estado do Mato Grosso do Sul encontra-se desvalorizado e com extrema necessidade de políticas que alavanquem economicamente esse setor, que demonstra ter enorme potencial de crescimento.

1. INTRODUÇÃO

A cadeia produtiva do leiteno Brasil e em Mato Grosso do sul plena revolução num contexto de grandes transformações. A pecuária leiteira nacional está sendo obrigada a submeter-se a uma rápida reformulação, buscando aumentar sua competitividade perante países com comprovada eficiência produtiva, principalmente aqueles que subsidiam sua produção e comercialização.
Essa reformulação da cadeia produtiva está pautada nosseguintes pilares:
a) permanência por mais de quarenta anos ao controle estatal de preços;
b) falta de investimentos na produção;
c) dependência de importações;
d) predominância de rebanho não especializado e,
e) forte participação no mercado informal.
O Estado de Mato Grosso do Sul (MS) ocupa o 9° lugar na classificação nacional e é o 2° maior produtor da região Centro-Oeste, faturando,aproximadamente, R$ 96 milhões. E possui cerca de 88 empresas que beneficiam e industrializam o leite estão cadastradas no Serviço de Inspeção Federal ou estadual.
O município analisado nesse relatório não apresenta um destaque na atividade leiteira estadual, entretanto, verificou-se a necessidade de analisar a possibilidade de crescimento econômico com o desenvolvimento desse segmento. Nesse caso,torna-se necessário, primeiramente, identificar as deficiências do setor. Esse trabalho tem por objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores de leite no município de Nioaque/MS.
Para isso, fez-se necessário analisar como está a cadeia produtiva do leite nesse município. Pois, diante das inúmeras transformações ocorridas dentro do cenário econômico esocial, entende-se como fundamental o conhecimento da realidade local e o estudo dos problemas agroindustriais sob a ótica de cadeias produtivas.
Espera-se com essa pesquisa subsidiar os agentes envolvidos no setor no município com informações que reflitam sobre a produtividade leiteira para que sejam elaboradas políticas e estratégias de crescimento.

2. CADEIA PRODUTIVA DO LEITE
Cadeia...
tracking img