Sonda nasogastrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado tem como base a finalidade da sonda nasogástrica, os matérias utilizados e sua importância na área da saúde, para a soluções de problemas adquirido pelos pacientes.
Sendo assim a sonda nasogástrica é um equipamento de uso médico, ela pode servir tanto para alimentar pacientes que não conseguem realizar a deglutição como para a drenagem dos líquidos doestômago em caso de intoxicação ou cirurgias, e o uso de sonda como alternativa de nutrição para aqueles que não podem se alimentar sozinhos.
E nunca se esquecendo de utilizar as técnicas de modo responsável e tendo todo o cuidado para não haver infecção, por ser um procedimento invasivo.
A colocação e as diversas técnicas devem ser realizadas por pessoas qualificadas, assim como médicos eenfermeiros, o conteúdo aqui descrito vem trazendo uma noção sobre o assunto em questão.


















SONDA NASOGÁSTRICA
Conceito
A sonda nasogástrica é um tubo de polivinil que quando prescrito, deve ser tecnicamente introduzido desde as narinas até o estômago. Sua finalidade está associada à maneira como ficara instalada no paciente, determinando assim o seu objetivopodendo ser aberta ou fechada.
A sonda nasogástrica aberta tem o objetivo de drenar o liquido intra-gástrico, como esverdeado bile, borra de café que é bile mais sangue, e sanguinolento, como em cirurgias onde no pós operatório se deseja o repouso do sistema digestivo e também em casos de intoxicação exógena, onde o liquido precisa ser removido rapidamente.
Já a sonda nasogástrica fechada é utilizadacom finalidade de alimentação, quando por uma razão o paciente não pode utilizar a boca no processo de digestão, como, por exemplo, pacientes com câncer de língua, anorexia, repouso pós-cirúrgico.
A colocação e as diversas técnicas devem ser realizadas por pessoas qualificadas, assim como enfermeiros e médicos. É necessário observar a medicação adequada da quantidade de tubo da sonda que serásuficiente para chegar até o estômago. A espessura da sonda também poderá variar de acordo com o tipo de tratamento e o sexo e idade do paciente.
MATERIAL PARA A INTRODUÇÃO
 Sonda gástrica Levin (mulher Fr14 a Fr16, homem Fr16 a Fr18)
 Seringa de 20 ml
 Copo com água
 Gaze, benzina
 Toalha de rosto
 Xílocaína gel
 Fita adesiva
 Estetoscópio
 Biombo s/n
 Luvas de procedimento Sacos para lixo
A sonda nasogástrica ou NG-tubo e passada pelo nariz e desce pelo esôfago ate o estômago. Esta sonda de alimentação e geralmente usada para alimentação curta, geralmente utilizada somente por duas semanas no Maximo.


PROCEDIMENTO DA INTRODUÇÃO
 Verificar no prontuário para conhecer o paciente, escolher o tipo de sonda e a finalidade;
 Explicar o procedimento e afinalidade ao paciente/acompanhante combine um sinal s/n;
 Realizar exame físico dirigido: SSVV, nível de consciência, seios para-nasais, cavidade nasal e oral, tórax, abdômen, extremidades, pele.
 Elevar a cabeceira da cama (posição Fowler – 45º) com a cabeceira inclinada para frente ou decúbito dorsal horizontal com cabeça lateralizada
 Proteger o tórax com a toalha e limpar as narinas com gaze Limpar o nariz e a testa com gaze e benzina para retirar a oleosidade da pele
 Medir a sonda da ponta do nariz ao lobo da orelha e dela até a base do apêndice xifóide
 Marcar com adesivo
 Calçar luvas
 Lubrificar a sonda com xilocaína gel
 Introduzir 3 ml de xilocaína geléia na narina escolhida (avaliar permeabilidade antes). Aguardar 5 minutos para efeito do anestésico (não usaranestésico em demasia);
 Lubrificar os primeiros 8 cm da extremidade anterior da sonda com a geléia lubrificante.
 Introduzir a sonda perpendicular ao ângulo da face, 90°. Importante deixar uma das saídas abertas para observar posicionamento pulmonar, mediante a ausculta do ar, à medida que progride a sonda.
 Introduzir a sonda em uma das narinas pedindo ao paciente que degluta introduzir até...
tracking img