Trabalho do thiago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO EVANGELICO DA IGREJA DE DEUS

THIAGO DEZEMBRE BUENO

A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA BÍBLICA PARA NOSSOS DIAS

Goiânia
2012
THIAGO DEZEMBRE BUENO

A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA BÍBLICA PARA NOSSOS DIAS

Trabalho apresentado ao Seminário Evangélico da Igreja de Deus como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica.
Professor: Paulo FreitasGoiânia
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................... 04
2. A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA BÍBLICA PARA NOSSOS DIAS.................. 05
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................. 06
REFERÊNCIABIBLIOGRÁFICA......................................................................................... 07

1. INTRODUÇÃO

O estudo da teologia Bíblica é necessário para compreendermos as verdades de Deus e ajustar nossa vida dentro de padrões bíblicos. A ausência dela é um mal incomensurável não somente para a vida cristã, mas para o homem enquanto ser moral e principalmente para saúde espiritual da Igreja de Cristo dosnossos dias.
A Teologia Bíblica então é uma necessidade urgente. E como estudantes de teologia, precisamos produzir conceitos que amoldem estilos de vida desde o homem do campo que não congrega em nenhuma denominação eclesiástica, passando pelas famílias da metrópole, e chegando as igrejas, as livrarias, aos sites de relacionamento, influenciando as bases da sociedade, na cultura, na ética e naeconomia. Dando um sentido lógico àquilo que aceita ser explicado, ou pelo menos nos aproximar em conceito daquilo que não pode ou nunca foi explicado.

2. A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA BÍBLICA PARA NOSSOS DIAS

Estamos em uma época de profunda crise intelectual, segundo Franklin Ferreira (2011, Teologia Cristã, p. 37) “as teorias desenvolvidas tanto na esfera privada quanto na esfera pública nãoobedecem a um rigor lógico, como acontecia antigamente dentro dos debates de investigação”. Nossos conceitos a respeito de qualquer coisa estão mais baseados em “achismos” do que um conceito sistematizado e fundamentado a respeito de um determinado assunto investigado. Nos dias de hoje tem se criado pouco acerca de teorias que conceituam ciência, cultura e vida social em geral, como em séculospassados, o que se cria dura pouco e logo é esmagado ou equiparado por outro conceito. Um exemplo disso foi o que aconteceu com a teologia:
A grande síntese teológica construída por Agostinho durou aproximadamente oito séculos. Tomás de Aquino formulou um sistema e uma metodologia teológica que durou dois séculos e meio (e em meios católicos, sete séculos). A teologia de João Calvino prevaleceupor quase três séculos. Quando, contudo, chegamos a Friedrich Schleiermacher, encontramos o liberalismo que ele inspirou durando pouco mais de um século. A teologia de Karl Barth foi suprema apenas durante vinte e cinco anos, e a demitização de Rudolf Bultmann, apenas uns doze anos. (ERICKSON. 1997 p. 27, 28).


Notamos conforme a citação acima o encurtamento de conceitos teológicos em relaçãoao tempo em que elas duraram como bases. Hoje esses conceitos teológicos estão sendo drasticamente individualizados desnorteando muitas vezes aquilo que é teologia bíblica verdadeira. Muitos conceitos teológicos que foram desenvolvidos pelos pais da igreja caíram no esquecimento.
Estudar teologia em nossos dias tem sido uma tarefa complicada principalmente por causa da variedade de pensamentos epela perda de referência, o mais correto é escolher uma linha de pensamento de acordo com as verdades bíblicas e seguir em frente. Primeiro precisamos saber o que é teologia. Segundo Louis Berkhof (1949, p. 10) “Teologia é o conhecimento sistematizado de Deus de quem, por meio de quem, e para quem são todas as coisas”. Uma definição interessante também sobre teologia que podemos citar dentre...
tracking img