Trabalho do pedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho faz uma comparação entre o professor que utiliza o método tradicional e o professor que utiliza o método histórico crítico. Onde o professor no processo de ensino-aprendizagem tem sempre estar atualizado de acordo com o conhecimento do aluno de hoje e buscando sempre inovar seu ambiente de trabalho para que a criança tenha um grande desempenho e não fique desmotivado com osestudos.
Para realização do trabalho foi feita uma pesquisa com duas professoras de idade diferentes baseada na reflexão do texto ‘’ O essencial da didática e o trabalho de professor em busca de novos caminhos’’ de José Carlos Libâneo que discute a função da escola e o papel do professor na leitura tradicional e na histórico-cultural que aprofunda os conteúdos trabalhados em todas as disciplinasdo primeiro semestre de acordo com o ensinamento e ações do professor.
No entanto, a finalidade deste trabalho é promover um ambiente de reflexão onde se possa ter a noção de que os métodos utilizados em sala de aula possuem seus aspectos positivos, quando seguida dentro de procedimentos revisados constantemente durante o processo de ensino-aprendizagem.Desenvolvimento

Método tradicional e o método histórico crítico

Foi feita uma pesquisa com duas professoras dos anos iniciais de uma escola pública. Uma com a idade de 25 anos e 3 anos de trabalho e outra com a idade de 50 anos esperando apenas publicar sua aposentadoria para afastar da sala de aula. Onde focamos as diferenças entre elas no modo de trabalhar e no espaço escolar, ou seja, osmétodos utilizados por elas.
Onde podemos observar que professora mais velha ainda utiliza o método tradicional, ela não preocupa muito com o espaço físico da sala de aula. Possuem espaços compostos apenas por carteiras, lousa e cortinas. Ou seja, é um ambiente pouco estimulante para as crianças e adolescentes de hoje.
Na sala-de aula da professora mais jovem podemos observar mapas, livrosparadidáticos, dvd com filmes temáticos, revistas entre outros recursos. As mesas ficam dispostas de forma a facilitar o trabalho em equipe, e não em fileiras, como numa sala tradicional. Isso é interessante e funciona bem, quando implementadas corretamente, pois oferecem mais recursos e estímulos aos alunos.
Nesta pesquisa observamos também que as escolas tradicionais ainda trabalham com osistema que privilegia a quantidade de informação, misturando os conteúdos significativos com os de pouco significado para aquele momento. Questionários são usados para reforçar o conteúdo e as avaliações servem apenas para medir a assimilação destes conteúdos. Ou seja, os mais tradicionais contentam-se de transmitir a matéria focando apenas o que está no livro ditádico, passando matéria, dandoexércicios e depois cobrar o conteúdo na prova. Dessa forma o aluno está apenas decorando o que o professor fala. Já os professores mais atualizados variam os métodos de ensino, dando oportunidade a criança de expor sua opinião, trabalhando em conjunto, preocupam mais com as diferenças individuais e sociais dos aluno.Essa forma de trabalho didático é bem mais acertada que a tradicional, pois oaluno constroi, elabora seus conhecimentos, seus métodos de estudo, sua afetividade, com a ajuda do professor. O professor aqui é um parceiro interagindo com sua experiência na aprendizagem do aluno. O ideal é trabalhar os conteúdos significativos para a formação do aluno deixando de lado o sistema repetitivo para dar espaço para a criatividade, pesquisa e produção de conhecimentos. Afinal decontas, são estas qualidades exigidas no mercado de trabalho atual, onde o professor deve trabalhar dessa forma para que o aluno ao sair da escola possa engressar na carreira de trabalho que a cada dia esta em constante transformação.
Além dos conteúdos é necessário que a escola favoreça o desenvolvimento de atitudes positivas, atuando na formação do indivíduo. Respeito, paz, convivência harmônica,...
tracking img