Trabalho do erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM

As origens do ERP encontra-se no MRP (Material Requeriment Planning ou Planejamento das Necessidades de Material), um sistema de planejamento para controle e produção de estoques cujo objetivo primordial era a geração de ordens de compra e ordens de serviço para materiais e componentes usados na produção industrial. Tratava-se, portanto, de aperfeiçoar o processo de aquisição e saídados materiais de forma a reduzir ao mínimo o custo de manutenção do estoque.
O MRP possibilitava o agendamento e a emissão de ordens de entrada e saída otimizando esses processos de acordo com a demanda e as necessidades da empresa.
Dentre os objetivos de um sistema MRP podemos incluir: redução de despesas com a manutenção dos estoques, eliminação do material que exceda as necessidades da demanda,eliminação das oportunidades perdidas devido à falta de material no estoque e à redução dos custos de expedição. Espera-se, portanto, que a implantação de um sistema de produção e controle de estoques baseado em MRP exerça um impacto positivo sobre a produtividade e consequentemente sobre a lucratividade da empresa.

O MRPII
O MRPII é uma extensão do MRP original surgida no início da década de80. O MRPII não se limita ao aspecto físico do estoque, incluindo também outros aspectos direta ou indiretamente a ele relacionados, como a análise financeira e o planejamento de marketing. Sendo o ERP um descendente direto do MRPII, não é de se estranhar que muitos dos fornecedores originais de sistemas MRPII tenham se tornado importantes players nesse mercado, disponibilizando-o suas própriassoluções ERP. É claro que a tendência predominante aponta para o ERP, presente na maioria das grandes empresas atuais, mas a influência do MRP ainda é sentida, principalmente nas consultorias que dão suporte à indústria. Por isso, com frequência encontramos artigos na Internet ou referências a cursos e publicações que abordam simultaneamente os dois tipos de sistemas.

DIFERENÇAS ENTRE O ERP E OMRPII
As diferenças entre os sistemas ERP e MRPII reflete em grande parte a evolução da tecnologia ocorrida nas décadas de 80 e 90 que resultou na criação dos sistemas mais completos, amigáveis e bem estruturados que surgiram posteriormente. Refletindo essas mudanças, podemos dizer que tecnicamente as principais diferenças entre as duas espécies de sistemas são as seguintes:
Ao contrário dosantigos sistemas MRP, os sistemas ERP fazem uso de:
Interface gráfica de usuário (GUI)
Banco de Dados relacional
Linguagem de 4ªgeração
Arquitetura cliente-servidor
Portabilidade para sistemas abertos
Integração muito maior entre os módulos
No entanto, essa evolução não se baseou apenas nos aspectos técnicos mencionados, englobando também a maneira pela qual a empresa enxerga o seu negócio ecomo interage no mercado.

ESTRUTURA TÍPICA DOS SISTEMAS ERP
Os sistemas ERP são compostos por uma base de dados única e por módulos que suportam diversas atividades das empresas. A figura abaixo apresenta uma estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP. Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos.

Osmódulos citados na figura acima estão presente na maioria dos sistemas ERP. Além deles, alguns sistemas ERP possuem módulos adicionais, tais como: Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Manutenção, entre outros.
IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS ERP
As funcionalidades dos módulos de um sistema ERP representam uma solução genérica que reflete uma série de considerações sobre aforma que as empresas operam em geral. Para flexibilizar sua utilização em um maior número de empresas de diversos segmentos, os sistemas ERP foram desenvolvidos de forma que a solução genérica posso ser customizada em um certo grau.
Na implantação de um sistema ERP, a customização é um compromisso entre os requisitos da empresa e as funcionalidades no sistema. Inicialmente, na maioria das...
tracking img