Trabalho do crack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
w w w. b r a s i l . g o v. b r / e n f r e n t a n d o o c r a c k
CRACK,
É POSSÍVEL VENCER.
O uso de drogas é uma realidade em muitos países e está relacionado a um conjunto de fatores culturais, históricos, econômicos e sociais. A questão exige uma abordagem abrangente, que considere sua complexidade e a realização de ações articuladas,contemplando a prevenção do uso, o enfrentamento ao tráfico de drogas e, sobretudo, o cuidado ao usuário. É nessa perspectiva que o Governo Federal integra suas diversas políticas públicas e chama a sociedade para se unir em torno do desafio de resgatar usuários e dependentes e conscientizar a população sobre os perigos do uso das drogas.As ações serão desenvolvidas em parceria com os estados emunicípios, com compartilhamento de compromissos e responsabilidades. No Governo Federal, essas estratégias serão coordenadas pelos ministérios da Saúde e da Justiça, com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação, e terão como diretrizes:
Folder crack 06dezembro_F.indd 3 06/12/11 23:10- Desenvolvimento de ações específicas para as diferentesnecessidades dos usuários nas áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública;
- Monitoramento intensivo das ações para acompanhamento da sua execução, incluindo a realização de pesquisas e desenvolvimento de novos indicadores.
As estratégias estão organizadas nos eixos Prevenção, Cuidado e Autoridade, e têm como principais objetivos:
- Prevenção do uso de drogas com ações deeducação,
disseminação da informação e capacitação;
- Ampliação da oferta e qualificação de serviços de saúde para tratamento e atenção aos usuários e seus familiares;
- Enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado e promoção de espaços urbanos seguros, com policiamento ostensivo em locais de concentração de uso do crack.
Folder crack 06dezembro_F.indd 4 06/12/11 23:10PREVENÇÃO
Aprevenção do uso de crack e outras drogas contará com a atuação de todos: família, profissionais, gestores e lideranças. Por este motivo, o plano ofertará capacitações voltadas aos estados e municípios, para que possam intervir de forma mais eficaz na prevenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes.
Neste sentido, serão ofertadas capacitações para profissionais das redes de saúde,assistência social, educação e segurança pública, líderes comunitários e religiosos, conselheiros municipais e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Estão previstas, ainda, ações diretas com estudantes e educadores nas escolas públicas, além de campanhas de utilidade pública, site interativo na internet – www.brasil.gov.
br/enfrentandoocrack – e serviço telefônico 24 horas– Viva Voz
0800 510 0015 –, para a divulgação de informações e orientações sobre o tema.
Folder crack 06dezembro_F.indd 5 06/12/11 23:10CUIDADO
Os dependentes de crack e suas famílias precisam de apoio, atenção e cuidados adequados. Por isso, serão ampliados os serviços no Sistema Único de Saúde – SUS e fortalecidas parcerias com outras áreas para proporcionar acesso e atendimento dequalidade aos dependentes e seus familiares. As equipes dos Consultórios na Rua serão multiplicadas e
irão, acompanhadas de equipes da rede de assistência social, oferecer ajuda aos dependentes, numa abordagem humanizada. Em toda a rede SUS, os profissionais estarão preparados para atender às urgências decorrentes do uso do crack e iniciar o tratamento, fazendo ponte com os serviços especializados.Serão implantados novos Centros de Atenção Psicossocial, Álcool e outras Drogas – CAPS-AD e os horários de atendimento serão estendidos para 24 horas. Serão ampliadas também as vagas de internação hospitalar nas enfermarias especializadas e nas entidades da sociedade civil habilitadas pelo SUS. Também será oferecido acolhimento prolongado em serviços residenciais e comunidades terapêuticas, as...
tracking img