trabalho de tintas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

1. INTRODUÇÃO
Tinta é uma composição química, pigmentada ou não, que após sua aplicação se converte em um revestimento, proporcionando às superfícies: acabamento, resistência e proteção.
O  que é Tinta?
 
A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre umasuperfície, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar. Quando a composição não contém pigmentos, é denominada verniz. 

Por que pintar?
Todas as superfícies sofrem algum tipo de desgaste com o passar do tempo, seja devido ao uso, intemperismo natural ou outros agentes externos. Entre essas superfícies têm-se os metais que sofrem os efeitos da corrosão, amadeira que acaba apodrecendo, empenando ou rachando e a alvenaria que vai absorvendo água e acaba trincando.Para proteger essas superfícies, bloqueando ou retardando esse desgaste, encontramos no mercado uma enorme gama de produtos, que oferecem ao consumidor uma infinidade de cores, tipos de acabamentos e texturas, além de alta durabilidade.Conforme a superfície ao substrato a ser pintado, astintas desempenham funções específicas.

• Sobre alvenaria: As tintas evitam o esfarelamento do material e a absorção da água da chuva na decoração de ambientes ao acrescentar cor, textura e brilho.
• Sobre madeira: Além de contribuir para o efeito decorativo, a pintura é a solução para o 5 | 15problema de absorção de água e umidade, que geram rachaduras e o apodrecimento do material.
• Sobremetal não ferroso: Recomenda-se o emprego da pintura para prolongar a vida dos sistemas de galvanização e alumínio.
• Sobre metal ferroso: A tinta é a solução mais econômica que se conhece até hoje para combater a corrosão.
• Sobre PVC: Neste tipo de superfície a pintura não tem finalidade específica de proteção, mas sim de decoração ou sinalização de gases ou líquidos específicos, visando oferecermaior segurança em laboratórios, prédios, empresas, etc.
Propriedades das superfícies:
---- As propriedades das superfícies que influem diretamente no comportamento das pinturas são:• Permeabilidade: é a propriedade que tem o substrato de permitir a passagem de gases ou líquidos que poderão resultar em diversas combinações químicas.
• Porosidade: é a relação percentual entre o volume de espaçosvazios e o volume total. Esta relação influenciará substancialmente no grau de absorção dos compostos líquidos pela tinta.
• Resistência a radiações energéticas: é a propriedade dos materiais de não sofrerem deterioração ou decomposição quando expostos as radiações energéticas, em especial às radiações provenientes do sol, como a luz ultravioleta.
• Plasticidade/Fragilidade: plasticidade é apropriedade do material de sofrer alteração de forma sob ação de forças externas e as manter mesmo após a retirada destas forças, sem o aparecimento de fissuras. Fragilidade é a propriedade segundo a qual o material se rompe, sob
ação de força externas, sem ter sofrido deformação.
• Reatividade química: é a capacidade do material de combinar com agentes químicos ambientais.
Os materiais de alvenariasão porosos, absorvem e podem reter água, desenvolver e abrigar fungos e possuem comportamento alcalino.
As madeiras são porosas, higroscópicas e sofrem decomposição superficial sob efeito dos fungos e das radiações solares (raios infravermelho e ultravioleta). Por absorverem umidade,
sofrem alteração dimensional provocando empenamentos.Os metais, basicamente as ligas ferrosas, são altamentesensíveis à corrosão quando em contato com a umidade, o oxigênio e os elementos poluentes.A especificação de pintura na construção civil deve ser feita mediante pleno conhecimento das condições ambientais e dos diversos tipos de substratos.


2. COMPOSIÇÃO BÁSICA DA TINTA
Segundo Fazenda (1993) tinta é uma composição líquida, geralmente viscosa, constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um...
tracking img