Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Casamento e divórcio na sociedade brasileira

Nos últimos dez anos, o número de divórcios no Brasil quase dobrou, passando de 1,7%, em 2000, para 3,1% em 2010. Os números fazem parte denovos dados do Censo 2010, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já o número de casamentos diminuiu. Com isso aumentou o número de uniõesconsensuais, aquelas em que não há cerimônia no civil nem no religioso, também aumentou no país.

Crianças criadas pelos avós – índice e razões sociais

Segundo o IBGE, em 1991 cerca de 2,5milhões de netos eram sustentados pelos avós, em 2000 este valor subiu para 4,2 milhões. Segundo a pesquisa, para os próximos anos, ele tende a aumentar ainda mais. Para a psicóloga, o aumento daexpectativa de vida está favorecendo a relação entre avós e netos. No início do século 21, os idosos passaram a ter uma participação mais ativa na educação e no sustento dos netos. Na verdade, a situaçãoeconômica exige que as mulheres deixem o contexto familiar e trabalhem. Por isso, os avós passam a cuidar dos netos durante um período do dia ou integralmente.

Famílias Complexas

Arelação entre enteados, padrastos e madrastas é muito mais frequente que em épocas anteriores, dada a elevada porcentagem de divórcios entre os pais. Essa relação é muito delicada e merece cuidados. Épreciso inteligência e sabedoria para lidar com tentativas de manipulação e controle do enteado(a) de todas as idades. Por um lado, jamais um adulto pode ficar refém de uma criança ou um adolescente.União entre Homossexuais

Desde 2001, dez países permitem que pessoas do mesmo sexo se casem em todo o seu território: Argentina, Bélgica, Canadá, Islândia, Noruega, Países Baixos,Portugal, Espanha, África do Sul e Suécia. O reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil tem ocorrido desde 2004.

Uniões em que cônjuges moram separados

Mesmo com a...
tracking img