Trabalho de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociologia
1) Em que sentido a obra de Maquiavel se distingue das demais manifestações da literatura utópica?
O livro intitulado "O Príncipe" foi escrito em 1512 por Nicolau Machiavel, um filósofo político italiano, que viveu entre 1469-1527. O príncipe é geralmente visto como uma análise realista e prática do poder político. O livro explica como o poder pode ser ganho e efetivamentepraticado. Em outras palavras, é um trabalho clássico sobre estratégia.
Este livro contém vinte e seis capítulos onde o autor trata temas específicos acerca de questões de estratégia política, e atitudes que o príncipe deve tomar para conquistar e se manter no poder.
Nesta obra, ele explica que aparências são extremamente importantes para a arte do estadismo e o líder não deve se esquecer dobem-estar de seu povo, mesmo que sempre tenha de fazer seus seguidores dependerem dele.
O livro é anti-moralista, porque encoraja o líder a agir contra a fé, contra a caridade, contra a humanidade e contra a religião. Ele cita no livro que o ideal, era que o soberano tivesse duas características ser amado pelo povo e ao mesmo tempo temido, como não é possível possuir essas duas características, épreferível que seja temido a ser amado, no entanto não se pode exagerar muito na maldade. Ele afirma que um príncipe que pretende conquistar e manter o poder, não importa os meios empregados serão honrosos ou não, pois o soberano sempre visa um resultado, Machiavel é o autor da celebre frase “O fim justifica os meios”.
O livro estabelece que Machiavel seja um ardente nacionalista. O índice, notas ereferências ao final do livro dão a essa obra o caráter erudito. O Príncipe se mantém tão vivo e chocante hoje, quanto foi a mais de quinhentos anos atrás, quando foi escrito. Sua influência no pensamento e história política moderna é profunda. Seu alto nível de legibilidade persiste até hoje, pois a base da análise de Machiavel é o mundo assim como se apresente.
No entanto, a literatura utópicatrata de uma terra inexistente, em seu livro, Thomas cita uma sociedade perfeita que vive em uma ilha chamada ‘Utopia’. Utopia é um lugar onde não há propriedade privada, onde todos trabalham, mas sem exageros. Os moradores de Utopia trabalham por três horas pela manhã e por três horas à tarde com um intervalo de duas horas no meio. Os empregos não dependem de a pessoa ser homem ou mulher ou da suaformação anterior. Todos em Utopia vestem uma mesma roupa lisa. Os moradores de Utopia adultos não usam jóias; eles consideram os metais preciosos e as jóias como brinquedos para crianças. Embora nós, como leitores, podemos ser tentados a pensar que estas são as visões idealísticas de More, assim como o personagem de sua história, ele leva certo tempo para aceitar todo o estilo de vida utopiano.Entretanto, Utopia é um ataque amargo a sociedade do renascimento cristão europeu.
Em Utopia o bem comum, a igualdade, a ausência de orgulho mesquinho
e a busca pelo prazer são essenciais para a existência dessa sociedade. A felicidade tem de ser pensada coletivamente. Um mundo de igualdade não teria sentido se não fosse pensado com intuito de alcançar a felicidade.
A descrição que ThomasMore faz da Inglaterra de seu tempo, criticando a necessidade de exploração do camponês, pode ser um instrumento de possível contestação da teoria de Max Weber sobre a origem do capitalismo. More viu na igualdade material a estrutura básica para a sociedade utópica. O objetivo de Thomas More era alcançar um mundo real em Utopia. Onde à sociedade auto-suficiente poderia produzir o necessário paraacumular o suficiente para a subsistência.
Em Utopia, as decisões políticas são feitas com base em uma estrutura que tem como as células básicas a divisão em famílias. Cada família é comandada pelo homem mais velho, e certo número de famílias vai eleger um magistrado regional que as governará, o que na sociedade em que vivemos não acontece, por serem visões totalmente diferentes.
Cada...
tracking img