TRABALHO DE SOCIOLOGIA 1 VERS O

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
IBEP - Instituto Brasileiro de Educação Profissional
Bacharel Serviço Social

Andréa de Souza Azevedo




Métodos e Técnicas da Sociologia
A Mulher no Mercado de Trabalho – Século XX e XXI


Professor: Reinaldo da Silva Oliveira
Disciplina: Sociologia da Educação






Nova Iguaçu
2014

1- Introdução

Em linhas Gerais podemos dizer que métodos correspondem a um caminho, meio, percursopreviamente projetado para abordar e compreender os fenômenos, ou seja é um conjunto de meios dispostos convenientemente para chegar a um fim aonde se deseja , com rigor, exatidão e fidedignidade. Entendendo por fidedignidade, a exatidão nos achados de uma investigação. Nesse sentido, o método é caracterizado por dois elementos importantes da matemática: a medida e a ordem, com a finalidade de chegarà verdade dos fatos. O método científico passou a ser o parâmetro para o conhecimento verdadeiro dos fatos e a experimentação, um instrumento capaz de verificar como os fenômenos ocorrem, a fonte de autoridade para a construção do saber, na expectativa de chegar à verdade dos fatos, à ciência.
As técnicas etimologicamente significa ato, saber fazer. São nada mais nada menos que processospráticos para implementar o método. Tem por objetivo a pesquisa, recolha e tratamento da informação. O investigador deve escolher o método e as técnicas que se demonstrem mais eficazes no desenvolvimento da investigação. São exemplos de técnicas os questionários, formulários, medidas de opinião e atitude, historias de vida dentre outros.
A Sociologia, em suas investigações emprega vários métodos etécnicas cientificas, na maioria dos casos usados concomitantemente. É um conjunto de regras úteis para a investigação, é também um procedimento bem elaborado, que visa provocar resposta na sociedade e na natureza.






A ciência é ao mesmo tempo a revelação do mundo e a revelação do homem, como ser social, levando em conta, o papel da cultura e do trabalho que, em cada momento histórico apresentama possibilidade de expansão e aquisição de conhecimentos, pretendendo ultrapassar o nível dos fenômenos isolados, para chegar a sínteses explicativos, estas sínteses, por sua vez, sugerem novas buscas, novas sínteses, que realimentam o processo do conhecimento (PÁDUA, 2000, p.23).

2- Método Histórico
A compreensão dos fenômenos que ocorrem no setor em termos econômicos, técnico e ambientaldependem do conhecimento da evolução histórica. Esta análise possibilita a identificação da lógica de seu desenvolvimento, o seu comportamento através do tempo e as perspectivas para o futuro. Trata-se portanto da aplicação de um método histórico, que segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 107):
[…] consiste em investigar acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar a sua influênciana sociedade de hoje, pois as instituições alcançaram sua forma atual através de alterações de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural particular de cada época.

O método histórico também chamado de método crítico ou crítica histórica, compreende duas operações a saber: análise e síntese.

A Análise compreende, por sua vez, quatro operações: a heurística, ascríticas interna e externa, e a hermenêutica.

Heurística: É a operação pela qual se procede a recolha das fontes de informação necessárias à análise histórica. É um procedimento simplificador (embora não simplista) que, em face de questões difíceis envolve a substituição destas por outras de resolução mais fácil a fim de encontrar respostas viáveis, ainda que imperfeitas. Tal procedimento podeser tanto uma técnica deliberada de resolução de problemas, como uma operação de comportamento automática, intuitiva e inconsciente.

Na primeira forma é uma alternativa rápida e semi-intuitiva ao raciocínio lento e elaborado, que às vezes funciona razoavelmente bem se utilizada dentro de suas limitações. Mas que geralmente induz a vieses e erros graves e recorrentes quando realizada em sua 2ª...
tracking img