Trabalho de reflexologia podal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexologia Podal
Reflexo-logia(do grego logos = conhecimento, estudo) estudo dos reflexos, ou seja, a ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano. Ela foi iniciada em torno de 2.500 a 2.330 antes de Cristo, no Egito, em uma tumba de um médico egípcio o Ankmahor, em Saqquaral. Mas, foi na China que teve o estudo dos pontos e para que cada um deles é utilizado.
Embora, as vezes,seja confundida como massagem nos pés, a Reflexoterapia é uma técnica capaz de avaliar e tratar distúrbios físicos e emocionais por meio de estímulos em plexos(pontos) nervosos relacionados ao órgão ou à característica emocional em tratamento. O Sistema Nervoso é onde atua a reflexologia, eliminando acúmulos de sangue nos plexo(pontos) nervosos dos pés. Quando se forma um acumulo de sangue emdeterminado plexo, verifica-se o comprometimento da função a que ele é interligado, causado por problemas na comunicação do sistema nervoso. A pressão do estímulo é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos ou equipamentos adequados usando técnicas especificas, provocando mudanças fisiológicas nos corpo, por possuir captores nervosos localizados nos pés, pode sentir um leve incomodo(dor) nasregiões mais afetadas.
Os pés são como um mapa do corpo, devido a isso a reflexologia pode ajudar em todos tipos de problemas físicos emocionais. Como: Cefaléia Hepática(fígado), Cefaléia de sinux(testa), Cefaléia de tensão(nuca), Cefaléia de esgotamento físico ou mental(centro da cabeça), ansiedade, medo, insegurança entre outros.



Cefaléia Hepática
Cefaléia Hepática significa dor decabeça do fígado, não é uma doença, mas pode ser uma disfunção orgânica ou emocional que precisa ser tratada.
A Cefaléia é definida como a presença de sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. Elas podem ser primárias( causadas por distúrbios bioquímicos no próprio cérebro) ou secundárias( causadas por problemas em qualquer região do corpo como olhos, ouvidos, garganta), totalizando mais de150 tipos diferentes. As dores de cabeça mais intensas chamam-se enxaquecas, e duram de 4 a 72 horas, normalmente de um só lado da cabeça associada a náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e a ruídos. Ocorrem duas faces distintas na enxaqueca, sendo a primeira de vasoconstrição das veias cerebrais devido a liberação de serotonina pelas plaquetas, seguidas de uma vasodilatação de rebote, o que causaa dor.
Cerca de 50% dos casos as cefaléias são devido ao stresse, ansiedade, depressão, distúrbio de sono, exercícios e trabalhos excessivos. Podem ser também por sinusites, infecção auditiva, problema dentário, disfunção mandibular, tensão muscular, má digestão, hipoglicemia, constipação, hipotireoidismo e tensão pré-menstrual( 60-70% dos casos de enxaqueca em mulheres está relacionado ao ciclomenstrual).
Quando há um supercrecimento de fungos no intestino, entre eles a cândida albicans, tem a liberação de diversas microtoxínas. Elas provocam o aumento da permeabilidade intestinal, assim como fragmentos alimentares e bacterianos sejam encontrados na circulação, podendo assim atingir qualquer tecido. As microtoxínas dificultam o trabalho do fígado, e por ele ter que ajudar outrosórgãos fica debilitado ocorrendo a enxaqueca. O aumento da permeabilidade intestinal favorece nos surgimentos de hiper sensibilidades alimentares, os tipos mais comuns são: leite e seus derivados, milho, frutas oleaginosas(castanha de caju), produtos à base de soja( leite, tofu,molho), trigo, frutas cítricas, maça, pimentão, batata alimentos fermentados e pimenta. O chá preto ou verde e outros tipos decafeína podem ser iniciadores da cefaléia.


Órgão afetado pela Cefaléia Hepática
O fígado é o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as víceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher adulta, entre 1,2 e 1,4 kg, tem a cor vermelha-amarronzada, é friável e frágil, tem a superfície lisa, recoberta por uma cápsula própria. Está...
tracking img